Escola de ensino da bíblia, o livro de Deus.
Hino 420.
Hino 421.
Oração.
Êxodo 20/1-17.
Salmos 119/127-130.
Hino 422.
Continuemos nosso aprendizado com a permissão e benção de nosso grande mestre e professor de bíblia, “Jesus Cristo” o filho de nosso Deus Criador.
Como é recomendável, segundo a leitura bíblica, nossa participação nestas lições da mensagem de autoria divina; sempre na condição de alunos da verdade da palavra de Deus.
Em nossa lição deste sábado vamos continuar nosso aprendizado.
ATOS. 10/4.
Um comunicado do criador a um de seus servos; quanto a sua, maneira de agir, em sua fé, em um Deus vivo, e presente em sua família.
4-Tendo o anjo, chegando ao lugar onde estava Cornélio, mencionou seu nome, demonstrando conhecimento de cousa.
Por sua vez, Cornélio com o olhar fixo no homem do céu que lhes falava temeroso, e estasiado sobre o que estava acontecendo perguntou, ao enviado de Deus?
O que deseja de mim Senhor?
Então o anjo respondeu logo.
É que as tuas orações que tu dirige a Deus, todos os dias, e tuas freqüentes doações feitas aos pobres; foram aprovadas pelo Deus, Criador e seram tomadas, como exemplo de comportamento, e lições para o futuro, na cultura da fé verdadeira.
OBS:
É altas, a nota dada por Deus, o Criador, as pessoas, as famílias, e igrejas; que ao contrario de rezar, e repetir discursos decorados que não corresponde a necessidade pessoal das pessoas; fazem suas orações, pedidos de agradecimento, confissões, e exposição de situação, em que pedem e buscam no Deus criador ajuda e resposta.
Tiago. 5/16.
O que mais, aprendemos, com a palavra de Deus, em nossa lição deste sábado?
Quando, agimos com fé, verdadeira, e seriedade nas coisas de Deus: seu poder se manifesta, nos orientando, a encontrar toda verdade e doutrina necessária, para nossa salvação em Cristo.
Confirmando assim a promessa de Jesus, os seus seguidores e alunos neste mundo.
João. 16/13.
5-Disse o anjo, a Cornélio:
É importante que faça o que vou te dizer.
Envia um de teus soldados à cidade de Jope, e pede que Simão, conhecido por Pedro, venha até tua casa.
6-No momento, ele esta provisoriamente, parando na casa de um outro homem, que reside na praia, que também se chama Simão.
Este trabalha com preparo de couro de animais, para fabricação de objetos e peças de vestuário.
Note: Como um bom, e exemplar servo de Deus; recebeu Cornélio, esta ordem, ou mandamento divino, por meio do anjo do Senhor.
7.8-Nem bem, o anjo se ausentou de sua presença enviou dois de seus soldados, que também tinha fé em Deus, e mandou a Jope, em busca Pedro.
Oração.
Hino 423
EV. JOSÉ VITOR M LOPES.
Uma mensagem da palavra de Deus, para as filhas da fé compreender melhor o seu papel de Rainha do Lar no casamento evangélico.
Começamos com a passagem do livro santo onde é define com clareza o papel no lar e a primeira e grande missão da mulher que serve a Deus.
Lucas 1/5-7.
5-Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
6-Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
7-E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
A grande missão das servas de Deus.
15-Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé e amor, e santificação, com bom senso.
A mulher que serve a Deus, sem colocar o seu lar em segundo plano, pode ser perfeita auxiliadora e uma Rainha do Lar; quando tem o coração humilde, e age com,
Submissão às ordens de Deus, e tem como objetivo maior ajudar edificar o lar, e não destruir com vaidade e pecados carnais.
Provérbios 14/1.
1-A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.
Como é descrita na palavra de Deus, a mulher crente, que coloca seu lar, seu casamento e seu esposo em primeiro lugar.
Provérbios 31/10-31.
10-Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.
11-O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.
12-Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
13-Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.
14-É como navio mercante: de longe traz o seu pão.
15-É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento á sua casa e a tarefa ás suas servas.
16-Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.
17-Cinge os lombos de força e fortalece os braços.
18-Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite.
19-Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca.
20-Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.
21-No tocante á sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.
22-Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.
23-Seu marido é estimado entre os juizes, quando se assenta com os anciãos da terra.
24-Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.
25-A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.
26-Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.
27-Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.
28-Levantem-se seus filhos e lhe chamam ditosa, seu marido a louva, dizendo:
29-Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.
30-Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
31-Daí-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.
Um dos grandes exemplos, guardado no livro de Deus, de uma das mais lindas histórias de amor e sucesso na vida pessoal ao lado de seu esposo. Encontramos no evangelho.
1 Pedro 3/1-6.
1-Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada.
2-Porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa.
3-Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros.
4-Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.
5-Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele. Elas eram obedientes ao seu marido.
6-Sara foi assim; ela obedecia a Abraão e o chamava de “meu senhor”. Você será agora sua filha se praticar o bem e não tiver medo de nada.
Quando a mulher é envolvida pelo sentimento da vaidade pessoal; tão condenada na palavra de Deus, logo perde o interesse pelo lar, esposo e família, violando assim a santa lei de Deus.
É Deus o Criador do homem e da mulher, que determina a submissão da mulher a seu esposo. Como a rainha do lar.
Os casos em que, a mulher a exemplo da rainha Vasti, não ouve nem atende seu marido, Nem mesmo a palavra de Deus. Torna-se egoísta, insensível e rebelde.
Como exemplo de uma boa esposa, temos a historia da rainha Ester. Uma rainha crente em Deus. Uma serva que foi usada na mão de Deus.
Começou quando a linda rainha Vasti; esposa do rei Assuero; resolveu fazer á sua vontade, negando submissão ao marido.
Embora sendo rainha; admirada por todas as mulheres no seu reino, pela beleza e posição que ocupava; foi tomada pelo mau sentimento, de rebeldia e desprezo a autoridade do marido, mesmo sendo o grande rei Assuero.
E por essa atitude, reprovada na palavra de Deus, começava uma obra, que espiritualmente, visava derrubar sua casa e o próprio reino. Uma atitude insensata.
Provérbios 14/1.
Foi substituída por uma rainha fiel. Acompanhe a leitura desta historia verdadeira no livro de Deus.
Ester 1/10-22.
10-Ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero,
11-que introduzissem á presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela, pois era em extremo formosa.
12-Porém a rainha Vasti recusou vir por intermédio dos eunucos, segundo a palavra do rei; pelo que o rei muito se enfureceu e se inflamou de ira.
13-Então, o rei consultou os sábios que entendiam dos tempos (porque assim se tratavam os interesses do rei na presença de todos os que sabiam a lei e o direito);
14-e os mais chegados a ele eram: Carsena, Setar, Admata, Társis, Meres, Marsena e Memucã, os sete príncipes dos persas e dos medos, que se avistavam pessoalmente com o rei e se assentavam como principais no reino)
15-sobre o que se devia fazer, segundo a lei, á rainha Vasti, por não haver ela cumprido o mandado do rei Assuero, por intermédio dos eunucos.
16-Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: a rainha Vasti não somente ofendeu ao rei, mas também a todos os príncipes e a todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.
17-Porque a noticia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que desprezarão o seu marido, quando ouvirem dizer: mandou o rei Assuero que introduzissem á sua presença a rainha Vasti, porém ela não foi.
18-Hoje mesmo, as princesas da Pérsia e da Média, ao ouvirem o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e haverá daí muito desprezo e indignação.
19-Se bem parecer ao rei, promulgue de sua parte um edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e dos medos e não se revogue que Vasti não entre jamais na presença do rei Assuero; e o rei de o reino dela a outra que seja melhor do que ela.
20-Quando for ouvido o mandado, que o rei decretar em todo o seu reino, vasto que é todas as mulheres darão honra o seu marido, tanto ao mais importante como ao menos importante.
21-O conselho pareceu bem tanto ao rei como aos príncipes; e fez o rei segundo a palavra de Memucã.
22-Então, enviou cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo o seu modo de escrever e a cada povo segundo a sua língua: que cada homem fosse senhor em sua casa, e que se falasse a língua do seu povo.
Neste caso, que saia a rainha insensata; que prejudica a casa do rei; e que entre pela providencia de Deus a rainha crente e humilde. Sem vaidade, cuja beleza está na sua pureza, sabedoria e temor de Deus.
Creio que todos nós concordamos com este acontecimento e a forma como foi conduzido por Deus. Que tirou a rainha Vasti e enviou a rainha Ester, sua serva, a presença do rei Assuero. Para que cumprisse sua missão, servindo o rei honrando e ainda salvando o povo de Deus das mãos dos seus inimigos.
Ester 2/1-20.
1-Passadas estas coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero, lembrou-se de Vasti, e do que ela fizera, e do que se tinha decretado contra ela.
2-Então, disseram os jovens do rei, que lhe serviam: Tragam-se moças para o rei, virgens de boa aparência e formosura.
3-Ponha rei comissários em todas as províncias do seu reino que reúnam todas as moças virgens,de boa a parecia e formosura,na cidadela de Susã,na casa das mulheres que lhes ungüentos para o embelezamento.
4-A moça que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isto concordou o rei, e assim se fez.
5-Ora, na cidade de Susã havia certo homem judeu, beijamita, chamado Mordecai, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis,
6-que fora transportado de Jerusalém com os exilados que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, a quem Nabucodosor, rei da babilônia, havia transportado.
7-Ele criara a Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura. Tendo-lhe morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomara por filha.
8-Em se divulgando, pois, o mandado do rei e a sua lei, ao serem ajuntadas muitas moças na cidadela de Susã, sob as vistas de Hegai, levaram também Ester á casa do rei, sob os cuidados de Hegai, guarda das mulheres.
9-A moça lhe pareceu formosa e alcançou favor perante ele; pelo que se apressou em dar-lhe os ungüentos e os devidos alimentos, como também sete jovens escolhidas da casa do rei; e a fez passar com as suas jovens para os melhores aposentos da casa das mulheres.
10-Ester não havia declarado o seu povo nem a sua linhagem, pois Mordecai lhe ordenara que o não declarasse.
11-Passeava Mordecai todos os dias diante do átrio da casa das mulheres, para se informar de como passava Ester e do que lhe sucederia.
12-Em chegando o prazo de cada moça vir ao rei Assuero, depois de tratada segundo as prescrições para as mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias de seu embelezamento, seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e com os perfumes e ungüentos em uso entre as mulheres),
13-então, é que vinha a jovem ao rei; a ela se dava o que desejasse para levar consigo da casa das mulheres para a casa do rei.
14-Á tarde, entrava e, pela manhã, tornava á segunda casa das mulheres, sob as vistas de Saasgaz, eunuco do rei, guarda das concubinas; não tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse, e ela fosse chamada pelo nome.
15-Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou à vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de todos quantos a viam.
16-Assim, foi levada Ester ao rei Assuero, á casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
17-O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti.
18-Então, o rei deu grande banquete a todos os seus príncipes e aos seus servos; era o banquete de Ester; concedeu alivio ás províncias e fez presentes segundo a generosidade real.
19-Quando, pela segunda vez, se reuniram as virgens, Mordecai estava assentado á porta do rei.
20-Ester não havia declarado ainda a sua linhagem e o seu povo, como Mordecai lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mordecai como quando a criava.
Neste caso a lição espiritual deixada por Deus a seu povo na terra é muito importante. A todos nós, que hoje servimos ao senhor Deus de Israel.
O criador, neste caso, não precisou de toda a nação de Israel, ou um grande número de pessoas consagradas á causa divina.
Mas por uma mulher que soube ser fiel em sua fé, seu Deus e seu povo quando os inimigos de Israel haviam decretado o extermínio total dos judeus por meio de Ester. O providente cuidado do Deus de Abraão salvou a nação de Israel.
Ester 9/1 e 29-30.
1-No dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar, quando chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus contavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, pois os judeus é que se assenhorearam dos que os odiavam;
29-Então, a rainha Ester, filha de Abiail e o judeu Mordecai escreveram, com toda a autoridade, segunda vez, para confirmar a carta de Purim.
30-Expediram cartas a todos os judeus, ás cento e vinte e sete províncias do reino de Assuero, com palavras amigáveis e sinceras, -
Quando lemos a lição deixada por esta mulher crente, compreendemos que se trata de uma mulher forte, fiel a sua fé e família. Mesmo tendo vivido grandes lutas e dificuldades.
E na hora que; Deus, sua família, seu povo e sua igreja precisaram dela; mesmo correndo risco de perder a vida; não negou sua fé na palavra de Deus e na doutrina verdadeira.
E por esta fé foi coroada como rainha de um povo, mas também coroada por Deus de honra e fé.
Ester teria motivo suficiente para abandonar os pais, e sua fé, e o próprio Deus verdadeiro. Para cuidar do seu futuro profissional, satisfazendo sua carreira pessoal. E assim teria morrido na mão de seus inimigos espirituais.
Negando sua fé, jamais teria vencido na vida. Graças a sua fé e honestidade, foi reconhecida por Deus e sua Nação, junto com sua família como uma verdadeira mulher crente, cuja missão de mãe, esposa e serva de Deus, cumpriu de uma forma exemplar.
Como recomenda a palavra de Deus as mulheres crentes virtuosas e fiéis.
Provérbios 31/12.
12-Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.
Ev. Jose Vitor M.Lopes
WWW.ISRAELDECRISTO.COM.BR
FONE. 910-565-88.
Porque a religião moderna observa o dia 25 de dezembro, como importante; e quer fazer passar como se fosse o dia do nascimento de Cristo?
Sabemos que o dia 25 de dezembro sempre foi de grande importância para inúmeros povos, não importando a religião.
Pois junto com a adoração do primeiro dia da semana (chamado domingo) foi colocado astuciosamente como sinal do paganismo, ou seja, a marca da besta.
No hemisfério norte, desde a antiguidade, muitos consideram este dia como sendo a data natalícia do sol.
Por quê? É o dia 25 de dezembro que o sol inicia o retorno ao zênite (ponto mais alto da abóbada celeste, acima de nossas cabeças).
O dia 25 de dezembro era então muito festejado e a religião católica romana, decidiu não combater e sim aproveitar essa data para considerar como se fosse o dia do nascimento de cristo.
Para obter uma compreensão correta sobre o assunto, é importante notar que a verdadeira origem dos nomes dos dias da semana, nos é dado por Deus, no livro de, Gênesis 1/31.
“Vil Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”
GEN.2/1-3,
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra, e todo o seu exercito”.
E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda sua obra, que tinha feito.
“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; por que nele descansou de toda obra que, como criador fizera”.
Enquanto a maioria dos povos denomina os dias da semana tendo por base o sol, a lua e certos deuses pagãos, a língua portuguesa não segue esta tradição.
Em algumas línguas há um repetir de feira diante dos nomes: segunda, terça, quarta, quinta e sexta.
Por que isto?
A páscoa israelita, conforme lemos nas escrituras sagradas de Leviticos 23/4-8, era comemorado no passado, durante sete dias.
“São estas as festas fixas do senhor, as santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado”:
No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a páscoa do senhor. E aos quinze dias deste mês é a festa dos Paes asmos.
No primeiro dia tereis santa convocação: nenhuma obra servil fareis; mas sete dias oferecereis oferta queimada ao senhor: ao sétimo dia haverá santa convocação: nenhuma obra servil fareis.”
Desse modo, os sete dias de páscoa israelita eram considerados feriados santos, ninguém deveria trabalhar, dedicando todo o tempo a orações e meditações e cânticos espirituais.
Como todos os dias da páscoa israelita eram santos feriados, o catolicismo romano, já sobre o jugo dos imperadores romanos, sentiu a necessidade de utilizar um adjetivo que os distinguisse: da segunda, da terça, quarta, quinta e sexta, acrescentando “FEIRA”.
Tal propósito tinha um objetivo, claro, montar, uma estratégia que viesse de uma forma sutil mudar os tempos e a lei.
Conforme está descrito na profecia, de Daniel 7/24-28.
“Os dez chifres correspondem a dez reis que se levantaram daquele mesmo reino; e depois deles, se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis”.
Proferirá palavras contra o Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregue nas mãos, por um tempo, dois tempos e, metade de um tempo.
Mas depois se assentará o tribunal para lhe tirar o domínio, para o destruir e o consumir até o fim.
O reino e o domínio, a majestade dos reinos debaixo de todo o céu, serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino é eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.
Aqui terminou o assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram e o meu rosto empalideceu, mas guardei estas coisas no coração.
O quinto reino é um reino espiritual, das trevas, cuja finalidade é manter o domingo, ou o primeiro dia da semana, como sinal de adoração e culto ao sol.
O repouso no primeiro dia da semana como dia de descanso em substituição (ao santo dia do sábado) foi estabelecido por decreto-lei pelo imperador, Constantino e o bispo da igreja romana, 27 de março do ano 321 D.C.
Como vemos é de ordem pagã.
O paganismo por esta estratégia tem procurado por meio de suas vans filosofias envolver o próprio nome de Cristo, o filho de Deus, nesta grande mentira de satanás, que diz que Jesus aboliu a lei, ou aberrogou; Isto é, desfeito nos ensinos de nosso Senhor Jesus Cristo.
Mateus 5/17-20.
Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir.
Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i nem um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra.
Aquele, pois, que violar um desses mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aqueles porem, que os ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
O sábado vem do hebraico (shabbath), e quer dizer, o “DIA que Deus estabeleceu para o repouso e descanso e oração para o seu povo, servindo também de sinal entre Deus e o seu povo”.
Êxodo 31/14-18,
Portanto guardareis o sábado, porque é santo, para vós outros: aquele que o seu profanar, morrerá; pois qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.
Seis dias se trabalhará, porém o Sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.
Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado celebrando-o por aliança perpétua nas tuas gerações.
Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento.
E tendo acabado de falar com ele no monte Sinai deu a Moisés as duas tábuas de pedra do testamento, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
Ezequiel 20/20.
Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.
No inicio, o domingo era dedicado, como também, o dia 25 de dezembro, ao culto do sol.
Até o dia de hoje, em maior parte as religiões atuais, por desobedecerem ao santo dia do sábado, consagram o domingo como dia de descanso e oração, deixam de adorar á Cristo para adorarem o sol, prestando homenagem ao sol, por meio de uma doutrina mentirosa.
Entre os alemães os costumam-se dizer SONNTAS, em inglês SANDAR, ambos significam “dia do sol”.
Notemos então que as religiões verdadeiramente cristãns se mantem fiel à denominação dos dias da semana, apresentados por Deus na bíblia.
Já a demais religião em parceria com a igreja católica romana pela sua forma doutrinaria; os que formam o cristianismo quase em geral, permanecem por meio dos cultos e ofícios homenageando aos deuses pagãos e também na definição dos dias da semana.
Desta forma, se estudarmos a historia, vamos encontrar vários relatos de civilizações antigas que movido por demônios e idolatria, chegavam a ponto de sacrificavam seus próprios filhos sobre os altares, em homenagem ao sol astro mais luminoso no céu, chegavam á diviniza-lo, isto é, o consideravam deus, como semelhantemente fazem hoje as religiões pagãos sem o único fato que possa fundamentar, tal raciocínio perverso.
Primeiro dia da semana (domingo, culto ao sol).
Dia 25 de dezembro (natal culto ao sol anual).
Tal procedimento nas escrituras bíblicas está definitivamente condenado, como falsa fé, idolatria, e culto aos demônios e não a Deus que nos criou.
Isaías 47/13-15.
Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti.
Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo para que diante dele se assentem.
Assim serão para contigo aqueles com quem te fatigaste; aqueles com quem negociaste desde a tua mocidade; dispersar-se-ão, cambaleastes cada qual pelo seu caminho; ninguém te salvará.
Deuteronômio 4/15-19.
Guardai, pois, cuidadosamente as vossas almas, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor vosso Deus vos falou, em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher;semelhança de algum animal que há na terra; semelhança de algum peixe, que há nas águas debaixo da terra.
Guarda-te não levantes os olhos para os céus, e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, não sejas seduzido a inclinar-te perante eles, e dês cultos aqueles, coisas que o senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. O culto abominável da veneração aos falsos ensinos, só servem para provocar Deus à ira.
Jeremias 7/17-18.
Acaso não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém?
Os filhos apanham a lenha, os pais ascendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para as fazerem bolos a rainha dos céus; e ofereceram libações a outros deuses, para me provocarem á ira.
Amós 5/26-27.
Sim, levastes Sicuta, vosso rei, Quium, vossa imagem, e o vosso deus estrela, que fizestes para vós mesmos.
Por isso vos desterrarei para além de Damasco, diz o senhor dos exércitos.
Atos 7/43.
E acaso não levantastes o tabernáculo de Moleque e a estrela do deus Refã, figuras que fizestes para adorá-las? Por isso vos desterrarei para, além de Babilônia.
Por que Deus entregou tais criaturas a tamanha reprovação e desaprovação.
Romanos 1/22-25.
Inculcando-se por sábios, tornam-se loucos, e mudaram a gloria de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves quadrúpedes e répteis.
Por isso Deus entregou tais homens á imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
Também é preciso notar que o atual calendário, gregoriano corrigido em 24 de fevereiro de 1582 D.C Que trás consigo uma lista de vários feriados pagãos e anti-biblicos, não serve de base para o povo de Deus. Pois toda comemoração e homenagem, que exceda o calendário bíblico, é totalmente reprovado nos ensinos evangélicos de nosso Senhor Jesus Cristo.
Gálatas 4/8-11.
Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que por natureza não o são; mas agora que conheceis a Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis ainda escravizar-vos?
Guardai dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.
Você, meu caro leitor, poderá ter a impressão de que não depende da verdade, ou do próprio Deus para viver: Talvez acredite que possa agarrar-se a qualquer forma de vida para viver; mas isso é muito falso, é um grande engano que se forma muitas vezes na mente de um homem, só Deus o que nos criou através de seu filho Jesus Cristo, poderá dar sustentação, e a salvação e esta forma de vida em que vivemos.
O homem muitas vezes está tristemente, e profundamente, enganado no seu coração, em se sentir alto-suficiente, em acreditar que não precisa de Deus para viver.
Esta maneira de ver as coisas tem levado muita gente a um desinteresse pela verdade, e a aceitar qualquer ensino, mesmo que venha saber que não é verdade, isto fatalmente os leva a uma condição de falta de conhecimento espiritual, lamentável.
E então tudo passa valer quanto pesa, e uma busca inesperada por tirar vantagem de cada oportunidade, uma questão de lucro. É preciso despertar a consciência.
A distorção dos acontecimentos não levara o homem de forma alguma a seu Deus.
A escritura nos diz.
1-João, 2/21,
Não vos escrevi, por que não saibais a verdade, antes porque sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade. Só a verdade da palavra de cristo Jesus nosso senhor, pode construir em nós a verdadeira fé, e a felicidade futura que nos é proposta por meu Deus.
“O DEUS DE ISRAEL”
EV. Jose Vitor M.Lopes
www.israeldecristo.com.br
1 Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo.
2 Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra.
3 Ele nos submeteu os povos e pôs sob os nossos pés as nações.
4 Escolheu-nos a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele ama.
5 Subiu Deus por entre aclamações, o SENHOR, ao som de trombeta.
6 Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores.
7 Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico.
8 Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono.
9 Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente.
Embora nem todos os povos da terra aceitem em seu coração o verdadeiro Deus Criador como o grande Rei de todo o universo: por falta do dom da fé genuína e por carência de conhecimento espiritual, logo ele é de fato Rei sobre todos na Terra, no céus e assim será na eternidade.
1º Timóteo 1/16-17
16 Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.
17 Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Referindo-se a Jesus Cristo, o filho de Deus, todos os profetas e apóstolos o recebiam e falavam como sendo o verdadeiro Rei Eterno.
02
1º Timóteo 6/14-16
14 que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo;
15 a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;
16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Apocalipse 19/11-16
11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.
12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.
13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;
14 e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro.
15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.
Quanto a forma com que seu povo, seus anjos devem servi-los, é o tema dos salmos que é nossa lição neste sábado.
[Tradução em forma de comentário]
Versíc. 1 - [Bateis com as mãos umas nas outras, como um gesto de aplauso, reconhecimento, agradecimento e admiração. Realize obras, cerimônias de fundamento cultural, que tenha como objetivo, apresentar diante de seu Deus o melhor dos seus cânticos de alegria.
03
OBS.: Não é vedado os aplausos manifestados ao nome de Jesus em programas especiais, como conferencias bíblica a serviço da evangelização.
Versíc. 2 – Pois, o Senhor, o grande, verdadeiro e único Deus. Ele é fonte de uma grande e inigualável poder; ele é o governo, aquele que domina tudo, e todos no planeta Terra. Ele é o grande e único Rei.
Versíc. 3 – Ele fez com que as cousas acontecessem de forma, com que as nações gentias viesse a ser dirigidas por nossas leis, por suas leis. Por leis de autoria do Deus Criador, o Deus de Israel.
Para esta obra, inicialmente, qual o povo que Deus escolheu?
Versíc. 4 – Ele, Deus, o Criador entre muitas famílias e povos, elegeu nossa família, separou um território, para ser o lugar de nossa morada, nossa nação, em razão que nosso povo veio da família de Jacó, a quem ele se agradou e amou.
Versíc. 5 – O Senhor, o nosso Criador, subiu aclamado como Rei, acompanhado por sons de instrumentos de sopro.
Creio que esta citação se refere ao dia que Davi, comandou a transferência da Arca da Aliança para dentro de Jerusalém.
2º Samuel 6/12-19
12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.
13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.
14 Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.
04
15 Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do SENHOR, com júbilo e ao som de trombetas.
16 Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
Versíc. 6 – Manifeste sua fé em Deus, por meio de oração e poesia, e cânticos de adoração e louvor.
Nota: Declaração de um dos maiores Reis, de governo de nações entre a humanidade.
Versíc. 7 – Deus, o Criador é o verdadeiro Rei sobre todas as noções, por isso, louvem com salmos e cânticos de adoração e louvor.
Versíc. 8 – Deus, o Criador, governa sobre todas as nações e povos. Deus, o criador esta sentado no seu trono.
OBS.: Não só a Davi como homens de Deus, faziam parte do ministério da musica, foi revelado pelo espírito santo, mas a muitos dos seus profetas e pregadores da palavra de Deus, no Antigo e Novo testamento de nosso Senhor Jesus.
Salmos 9/7-8
7 Mas o SENHOR permanece no seu trono eternamente, trono que erigiu para julgar.
8 Ele mesmo julga o mundo com justiça; administra os povos com retidão.
Isaias 6/1-7
1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.
2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.
3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
05
4 As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!
6 Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
OBS.: De acordo com a palavra de Deus, o juízo final se dará diante deste juízo e trono.
Apocalipse 20/11-15
11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
Romanos 14/11-12
11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
06
Versíc. 9 – Dias haverá, que lideres dos povos das nações da terra, se juntarão ao nosso povo, disse Davi para honrar o Deus Criador, o Deus que serviu Abraão. Eles entregarão ao Deus de Israel o Deus vivo, o verdadeiro Deus o Grande Rei, toda autoridade que tem e ele será honrado, grandemente em toda Terra, antes do juízo final. Antes da volta de Jesus, a este mundo.
Isaías 2/1-5
1 Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e Jerusalém.
2 Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos.
3 mapa Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.
4 Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR.
Zacarias 85/22-23
22 mapa Virão muitos povos e poderosas nações buscar em Jerusalém ao SENHOR dos Exércitos e suplicar o favor do SENHOR.
23 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
Escola de ensino, e aprendizado da santa palavra de Deus,a Bíblia o livro santo,a escritura que guarda em sua mensagem,os ensinos de autoria Divina.
Realizada aos Sábados na Congregação “O ISRAEL DE CRISTO”,neste dia temos por orientação contido nas santas leis Deus,uma pausa para o descanso físico,mas também espiritual para o povo de Cristo na terra.
É neste dia que devemos a nosso Criador nossa visita e freqüência, regular a sua Igreja, na condição de aluno de sua palavra, para aprender, e continuar aprendendo, por meio das lições Bíblicas, as verdades reveladas por meio de sua palavra aos filhos da fé em Cristo Jesus Nosso Senhor.
LOUVADO SEJA O NOME DE JESUS!
LIÇÃO DESTE SÁBADO: João. 19/1-11.
1 Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo.
2 Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura.
3 Chegavam-se a ele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas.
4 Outra vez saiu Pilatos e lhes disse: Eis que eu vo-lo apresento, para que saibais que eu não acho nele crime algum.
5 Saiu, pois, Jesus trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem!
6 Ao verem-no, os principais sacerdotes e os seus guardas gritaram: Crucifica-o! Crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós outros e crucificai-o; porque eu não acho nele crime algum.
7 Responderam-lhe os judeus: Temos uma lei, e, de conformidade com a lei, ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus.
8 Pilatos, ouvindo tal declaração, ainda mais atemorizado ficou,
9 e, tornando a entrar no pretório, perguntou a Jesus: Donde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
10 Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?
11 Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem
Comentários:
Houve uma pressão popular encabeçada pelos lideres religiosos dos judeus, que exploraram a falta de conhecimento do povo comum, sobre os ensinos da palavra, de Deus tirando proveito da ignorância espiritual das pessoas, e desta forma levar Jesus Filho de Deus a um aparente Julgamento político e a condenação sumaria.
João19/1- por conta desta pressão política,Pilatos o governador Romano se deu a vontade daquele movimento político,e mandou que seus soldados açoitasse Jesus diante do povo.
2-Então aqueles soldados, fizeram um instrumento especial com o fim de causar sofrimento e dor, como, forma de punição; fizeram uma coroa de um cipó que tinha grandes espinhos, e colocaram sobre a cabeça de Jesus, também vestiram de um manto vermelho típico dos reis pagãos.
3-Aproximavam-se de Jesus, e acusavam, e dizia. Palavras fazendo graça diante do povo dizendo; salva-te Rei dos Judeus:depois davam com as mãos fachada no rosto do filho de Deus.
4-Mais uma vez, o governador saiu do palácio, onde estava a disposição do Juiz um palanque para relatar a população as decisões.
Tomadas por aquele tribunal.
Uma grande multidão ali se encontrava reunidas a espera da decisão daquela autoridade civil;e foi então que o governador,e Juiz daquela causa declarou a multidão ali presente.
Não achei neste homem crime algum, nem uma lei violou para que eu os condene; para mim é inocente, de todas as acusações feita contra sua pessoa.
5-Naquele momento Jesus, ia saindo do palácio do julgamento, e trazia cravado na cabeça uma coroa de espinhos.
Então declarou o governador Pilatos, aqui esta o vosso Rei.
6-Quando os lideres sacerdotais viram, Jesus, daquele jeito muito ferido na cabeça,;come saram a gritar em corro pedindo ao povo e as autoridades que Jesus Cristo o filho de Deus,que havia sido por iniciativa da política religiosa deles condenado a pena de morte,fosse executado logo.
Diziam todos, preguem logo na cruz; repetiam este refrão, pressionando o governador.
Como o governador respondeu o apelo daqueles lideres religiosos furiosos?
Se vocês quiserem vocês façam isto; eu porem não posso, pois não encontrei nada em sua vida, e historia que justifique esta pena.
7- E logo aquele lidere que encabeçavam aquele linchamento, daquele inocente homem de Deus; deram como razão as leis de sua política religiosa, que na verdade nada tinha ver, com as leis de autoria Divina, e sim uma tentativa de justiçar aquele ato insano.
Disseram eles: temos nossa doutrina religiosa própria, e de acordo com esta doutrina, ele deve morrer; pois declarou que é filho do Deus Criador.
Obs:Esta lei que usaram para condenar a morte,o filho de Deus por ter revelado que era filho de Deus Criador;não deve ser confundido com as leis de autoria Divina.
Pois não há, nas leis de Deus, uma lei que diga que uma pessoa por assumir sua origem de filho de Deus, deva morrer; muito pelo contrario, somos esclarecidos ser Deus o Criador nosso único verdadeiro Pai. Esta no Evangelho de. Mat..23/9-
È importante notar; tratava-se de uma lei humana, injusta; de iniciativa daqueles lideres religiosos, que detinha o controle da igreja de Deus de uma forma fraudulenta e política.
Como a Igreja de Deus, que nascera na época de Moises, terminou caído em mãos eradas?
Veja!Com o decorrer dos anos os anciãos de Israel, que exerciam alguma influenciam sobre o povo, valiam-se desta situação para impor suas opiniões e sobrepor-se a o texto original contido na santa leis de Deus.
Com isto, criaram tradições, que foram transformando-se em um código de lei religioso paralelo as leis de Deus; que formou a política religiosa de como devia aplicar-se as leis de autoria Divina,segundo o conceito daqueles lideres,ignorando a verdade da palavra do Deus criador
Uma situação assim produzindo uma conduta religiosa, tão injusta, que negava o direito mínimo de defesa e julgamento, aos condenados políticos e religioso que caíssem no desagrado da cúpula religiosa dominante na época; superando os pro pios romanos e povo gentio e seus conceito de justiça publica e social..
8-Diante daquela situação, até mesmo o governador Romano ficou perplexo, a ouvir tal confissão; em que o que se diziam arautos da verdade e justiça, negasse aquele justo o mínimo de direito, de ser julgado, e ter seu pleito analisado por aquele tribunal.
9-Diante daquele quadro, aterrador o governador, tornou a trazer a sala do interrogatório.
A Jesus; e lhes perguntou?
De que lugar és tu o homem? Mas o filho de Deus, o grande mestre não lhes deu resposta.
10-Foi então que o governador alertou Jesus; e disse. É bom saber que como autoridade máxima neste tribunal, tem poder para te soltar, ou mandar te pregar na cruz, até que morra.
11-A ouvir esta a
Advertência de Pilatos, Jesus o filho de Deus, julgou ser importante responder, e esclarecer o governador do ponto de vista, celestial, que aquele acontecimento só foi possível se estalar daquela forma, porque fazia parte do plano de Deus o criador, para salvação eterna de seu povo aqui na terra.
Do contrario tu não teria nem um poder para decidir sobre mim.
Lição Evangelho de João.19/12- adiante.
Quando, o governador, Pilatos, que foi destacado pelo império Romano para governar o povo Judeu,foi alertado por Jesus que nenhuma autoridade teria para ocupar aquele cargo,de Juiz ,e governo sobre aquele povo ,se Deus o Criador de todos não tivesse incluindo em seus planos proféticos; como reagiu?
12-A partir daquela hora, o governador estudava uma solução para que pudesse tirar Jesus o filho de Deus daquela situação preparada por seus inimigos religiosos.
Mas os lideres Judeus, que estavam incitando o povo fora do palácio, gritavam, e exigiam do governo a condenação sumaria de Jesus.
Ameaçavam politicamente o chefe do governo local, na pessoa de pilatos; diziam eles, se tomares a decisão de soltar este homem, te faz assim inimigo do imperador Romano, pois uma decisão como esta te coloca perante a opinião publica, como senhor de decisões de foro imperial.
E nesta circunstancia tu será visto como um inimigo político do imperador César.
13-Com este enfoque político, estes inimigos espirituais de Cristo, de fato conseguiram pressionar o governador; foi então que este tentou manobrar a situação trazendo de volta ao tribunal o acusado, retomando o interrogatório, procurando ganhar tempo.
Como vemos este era um tribunal de instancia superior, e se chamava em hebraico Gabata.
OBS: Aquele dia era um dia especial, importante, ara o povo de Israel e especialmente aos da tribo de Judá; no calendário religioso, agenda profética era o dia do povo se preparar para festa de comemoração, da saída do povo de Deus do Egito, no ministério do Profeta Moises.
Vamos conferir na palavra de Deus que dia era este tão importante para o povo Judeu?
14-Era paraceve pascoal.
Sábado da páscoa, no calendário bíblico comemorado aos 15 do mês de abibe, primeiro mês do ano da saída do povo de Deus, os descendentes de Jacó do Antigo Egito.
NOTA: A preparação para esta festa de fundo religioso espiritual, de uma cultura verdadeiramente voltada, para adoração do Deus vivo, Criador de toda humanidade, se dava no dia quatorze; ao por do sol;neste horário se sacrificava nas famílias,nos templos,o cordeiro,como símbolo da redenção de um povo,pelo providente cuidado de seu Deus.
Era quase meio dia quando Pilatos o governador, disse aos Judeus reunidos diante do palácio do julgamento de Jesus, o filho de Deus; que Jesus era o Rei deles.
15-Obs.; esta declaração provocou um reação de indignação em cadeia na mente e sentimento daqueles lideres religiosos comprometido com um sistema político,acostumado a usar o conceito religioso para tirar proveito de tudo em cima da ignorância e desinformação do povo.
Quando ouviu Pilatos declarar, em linguagem política; este é o melhor, o mais legitimo representante dos descendentes de Judá, melhor dos Judeus, portanto o vosso governo e Rei romperam em gritos enfurecidos.
Fora com este, fora com este, pregue logo suas mãos e pés no madeiro ate que morra.
Perguntou o governador, estão certo que é isto que de fato, desejam que eu faça, com vosso rei? Que eu ordena sua morte, mandando que preguem no madeiro, suas mãos e pés até que morra?
Responderam aqueles homens, não temos nem um Rei, a não ser o imperador Romano.
16- Desta forma Pilatos se deu ao apelo político, dos lideres religiosos que tinha sede de sangue, e entregou nas mãos daqueles assassinos, e endemoniados políticos da época, o mais justo e coreto dos descendentes dos judeus, para que o matassem pregando numa cruz.
17-Finalmente depois de muitas tentativas, estes homens envolvidos por seus entereces mesquinho de suas religiões e crenças pessoal, conseguiram colocar as mãos sobre Jesus o filho de Deus.
E assim Jesus, carregando o madeiro pesado de sua cruz, partiu em sua ultima viagem de sua missão aqui na terra, chegar ao monte Gol gota onde seria crucificado na cruz, pregado no madeiro de braços aberto ate que lentamente morresse diante do olhar do povo que para ali tinham concorrido.
18-E foi exatamente ali naquele monte, que pregaram os pés e mãos de Jesus o filho de Deus, naquele instrumento terrível construído de dois pedaços de madeira com o fim de produzir dor, sofrimento aos condenados, até que chegassem lentamente a morte, por meio da dor; que Jesus foi crucificado,entre dos outros condenados,um a direita outro a esquerda.
Porém estes dois últimos deferentes do filho de Deus eram réus de culpa por atos em que violaram a lei, cometendo vários crimes.
19-O governador Pilatos, providenciou que fosse escrito numa tabuleta, esta frase, que dizia em letras grandes.
JESUS NAZARENO: O REI DOS JUDEUS.
20-Este lugar pelo que nos diz este texto era muito visitado por turista do mundo inteiro em suas peregrinações religiosas, razão que levou o governador, ordenar que se escrevesse esta frase nos três idiomas principais em uso naquela cultura local.
21-22-Vendo os principais lideres religiosos Judeus, queriam que o governado mudasse a frase.
Disseram eles, mude esta declaração, e esclareça que ele disse ser o Rei dos Judeus.
O governador foi firme e
Disse: O que escrevi, escrevi, e nenhuma pessoa vai mudar esta frase, ela vai ficar exatamente como esta.
23-No momento que os soldados que foram designados, para aquele ato pregaram as mãos, e os pés de Jesus o filho de Deus, na cruz; aquele instrumento macabro feito de dois pedaços de madeira, para que os condenados ficassem expostos diante do publico, de braços aberto até morrer de dor.
Feito isto, aqueles guardas se voltaram para as roupas de Jesus, e começaram repartir ente eles cada peça de vestuário; quando tomaram a túnica, que era a peça de mais valor, pois era tecida sem costura décima a baixo, fizeram um sorteio para ver aquém cairia por sorte este premio.
NOTA: Creio ser importante, o aluno da palavra de Deus, não deixar passar em branco, esta oportunidade de examinar do ponto de vista Bíblico, este instrumento feito de madeira a cruz romana, se é símbolo de santidade de Cristo, e fé verdadeira, ou referencia da obra da morte, e maldição.
Deuteronômio. 21/22-23.
22 Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro,
23 o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.
Gal.3/13-14.
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
Nota: Usar um instrumento como este, cuja finalidade é tão clara,seu efeito é causar sofrimento,ao ser humano,distorcer a verdade a tal ponto que a humanidade adore a cruz como se fosse símbolo de santidade,fica muito longe da realidade racional das pessoas de bom senso.Pois nesta linha de pensamento,seriamos levados a ter que considerar digno de adoração e reverencia,outros instrumentos também fabricados com esta finalidade;como guilhotina,a corda usada para o enforcamento de pessoas condenadas,a cadeira elétrica,os fuzis usados em muitas ocasião para eliminar vidas e regimes autoritários etc.,etc.
Como nos mostra as passagens bíblicas, acima indicadas para leitura;
Elucidação do tema em estudo, a cruz é símbolo de morte e maldição; portanto nunca poderá ser usado como, símbolo das igrejas evangélicas de nosso Senhor Jesus, na terra, e nem tão pouco ilustração da verdade Divina dos santos ensinos da palavra de Deus
Segundo a orientação, encontrada nas paginas do livro santo do Deus Criador; o que deve estar marcando a vida do crente em Cristo, seu corpo, sua morada a Igreja de Deus na terra?
Leia com atenção esta resposta na bíblia sagrada; e fique bem esclarecido acerca do assunto.
Unicamente as leis de Deus, isto é; as leis de autoria Divina do Deus criador, cabem este papel de representar entre nós, humanos e Anjos de Deus que circulam entre a humanidade, o símbolo da verdade de sua doutrina.
Deut.6/4-9.
4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
A quem, pois se referia o Apóstolo de Jesus, ao escrever sua epistola aos Corintios ,quando abordou o tema,a palavra da cruz ou mensagem da cruz?a pessoa de Jesus,ou o instrumento,usado para matar o Cristo de Deus?Com certeza a pessoa, e mais especialmente os ensinos de Jesus trazido da parte do Deus Pai,a seu povo na terra.
Jesus era a palavra de Deus que estava sendo pregada na cruz, sentenciada a destruição no madeiro.
Veja isto na definição da propia palavra de Deus.
João. 1/1-5.
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
Comcluimos-pois: Não pode o crente, a pessoa de profissão de fé evangélica, deixar se levar pela idéia que na cruz, o instrumento em si de madeira exista algum sigficado que represente Deus o criador.
É importante lembrar o leitor, que a palavra da cruz a que se referiu, o Apostolo Paulo, é Jesus o filho de Deus.
1 Cor.1/18.
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.
OBS:
A palavra da cruz que falou Paulo é Jesus.
1º Corintios 1/ 18
18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.
É o poder de Deus para salvação e a vida eterna, porem o nome de Jesus, seus Dez mandamentos, ornamento de graça e luz e benção, a vida do povo de Deus e suas igrejas, que prestam um serviço a seu Deus.
Jesus tira o sinal da Cruz do coração da mente, da igreja e da fé do seu povo, em seu lugar cola suas leis, seus mandamentos.
Confira isto:
Hebreus 10/15-17
15 E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:
16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,
17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.
Esta é a verdade bíblica Divina sobre o símbolo da cruz e o projeto do criador para marcar e simbolizar sua obra e leis na vida do seu povo no tempo do fim.
A palavra de Deus aqui neste evangelho nos chama atenção para um detalhe muito importante, neste interesse dos soldados pelas roupas de uso pessoal de Jesus, porque despertou este interesse pelas roupas de um condenado a pena de morte?
Lição continua:
24- Todos os soldados chegaram a unânime conclusão sobre a túnica que Jesus usava dizendo uns aos outros, não vamos partir esta peça de sua roupa, mas vamos fazer um sorteio e aquele que recair o premio fica com esta bela túnica.
Ao agir e falar deste modo, estava se cumprindo ali naquele dia uma profecia do Deus Criador que estava escrita no livro de Deus, em um Salmo 22/18.
18 Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
Que descrevia com exatidão os sofrimentos que o filho de Deus teria que passar neste mundo. E como os homens o e como reagiriam diante da verdade Divina revelada, e seu filho, até que completasse sua missão de cordeiro do sacrifício para remissão de seu povo na Terra.
OBS.: As pessoas que foram fieis a Jesus até o fim, mesmo enfrentando todo tipo de perseguição e sofrimento. Terão atenção especial de seu criador tendo seu nome arrolado na agenda Divina para vida eterna em Cristo Jesus.
Aqui temos alguns exemplos:
25- Junto ao madeiro, onde Jesus estava pregado de braços abertos, agonizando diante do povo, esperando seu fim chegar, estava Maria, sua Tia, e mais uma outra Maria, mulher de Clopas, e outra mulher, muito conhecida por ter recebido um milagre de Jesus, ao passar ouvir suas pregações bíblicas, foi libertada por Deus, seu criador deste espírito de demônios enganadores que lhe causava grande incomodo e sofrimento, que usavam seu corpo para manifestar as obras de Satanás. Mas ao ouvir e acompanhar o grande mestre, em todos os lugares, ouvindo e aprendendo, foi recebendo a fé e ficou totalmente livre daqueles demônios. O seu nome era Maria Madalena.
É importante aproveitar esta lição para lembrar, outra mulher que em sua fé e humildade teve seu nome registrado no livro dos justos, o livro da vida. Exemplo.
Mateus 26/6-13
6 Ora, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
7 aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa.
8 Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício?
9 Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.
10 Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo.
11 Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes;
12 pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para o meu sepultamento.
13 Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.
OBS.: Seu nome:
João 12/3
3-Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.
Marcos 12/41-44
41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.
42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante.
43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertastes.
44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.
Atos 10/1-4
1 Morava em Cesárea um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
2 piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
4 Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
Lição; João.19/26 imdiante.
26-27 Quando Jesus olhou, junto ao madeiro em que estava pregado, sua mãe chorando e perto dela seu discípulo e aluno que a ele sempre fora muito apegado, disse a sua mãe : Mulher, eis ai agora teu filho que vai te cuidar. E depois olhou para seu aluno amado e disse: Jovem, eis ai agora tua mãe, então ele levou Maria para morar em sua casa, com sua família.
28- Depois de ter passado, por aquele momento, de muita zombaria, e sofrimento; e de um julgamento de carta marcadas, por ser um julgamento de fundo político religioso: E nestes casos o que menos pesa, é a verdade a justiça e o direito, prevalecendo a conveniência humana.
Jesus se certificou que tudo o que Deus o Pai, havia determinado, em suas profecias estava cumprido, declarou tenho sede.
29-Havia ali perto, uma jarra de suco de uva, aberto ao ar livre que tinha fermentado, tornando-se azedo, produzido álcool; e vinagre.
Então aqueles homens que ali cuidavam os condenados até que chega sem a morte, embeberam uma esponja naquele liquido e colocando na ponta de uma vara chegaram a boca de Jesus.
30-Quando o filho de Deus sentiu o gosto azedo do vinagre, fez esta declaração diante de todos ali presentes.
Esta cumprido o que previa a profecia da palavra de Deus.
Salmo. 69/21. Por alimento me deram fel, e na minha sede me deram em lugar de água vinagre.
31-Os lideres, Judeus e sacerdotais deram-se por conta, que logo no por do sol estava entrando aquele feriado tão importante para o povo Israelita, o feriado santo do sábado pascoal.
Os corpos dos condenados não podiam passar do horário previsto para quela cerimônia publica, logo antes do por do sol; teriam que ser tirado da cruz, e sepultado.
E como fazer o sepultamento se estivesse vivos.
Então foram ao governador, e pediram uma permissão para apressar a morte dos condenados; e Pilatos concedeu seu pedido.
32- 33-E assim tendo obtido, este consentimento das autoridades, chegaram logo e quebraram as pernas ao primeiro, ao lado de Jesus, depois igualmente ao terceiro,quando se dirigiram a Jesus o filho de Deus,vendo que já estava morto, não lhes tocaram o corpo.
34-Mas um daqueles soldados, num gesto inexplicável pela mente humana, tomando uma lança, abriu uma brecha no lado do corpo de Jesus; então correu água misturada com sangue.
35-Eu disse João pessoalmente presenciei este acontecimento, e achei importante notificar neste livro, este testemunho verdadeiro, que tem o fim de que os leitores crêem nesta verdade.
E qual a importância, de tudo ter se dado desta forma?e mais porque aquele soldado,tinha que ferir o corpo de Jesus daquela maneira,se já estava morto?
Obs. a palavra de Deus explica, a razão de todos estes acontecimentos.
36-Havia nas profecias bíblicas, passagem que podemos considerar como parte da agenda Divina, que estabelece ano, dia hora para todos os acontecimentos, e descreve a forma como deve acontecer.
E toda a missão de Jesus o filho de Deus, se deu rigorosamente dentro do cumprimento deste detalhe que estabelecia estas predições feita pelo Deus Criador.
Exemplo; como se daria a morte de Jesus, e seu sacrifício como o cordeiro de Deus?
Segundo a figura simbólica, do sacrifício do cordeiro pascal, que fazia parte da festa anual comemorada pela Nação de Israel no dia
Quinze de Abibe, o mês da saída do povo do Egito.
Êxodo12/46.
46 O cordeiro há de ser comido numa só casa; da sua carne não levareis fora da casa, nem lhe quebrareis osso nenhum.
Num. 9/12.
12 Dela nada deixarão até à manhã e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da Páscoa, a celebrarão.
Salmos34/18-20.
18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.
20 Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado.
Também estes detalhes, a que se refere a palavra de Deus,alcança as pessoas,pela sua fé comprem com seu dever de obediência as santas leis de Deus.
37-E há uma outra profecia, nas escrituras da palavra de Deus, que dizia e descrevia que o filho de Deus, seria transpassado por uma espada, mas seus ossos nenhum seriam quebrados. Era preciso que ti rase o corpo de Jesus, para ser sepultado e com fariam isto, se ainda estivesse vivo. Foi então que pediram uma ordem ao governador pra apressar a morte deles. E Pilatos permitiu.
38-Depois destes acontecimentos um homem que secretamente participava das escolas de ensinamento da palavra de Deus a seu aluno chamado José de Arimatéia dirigiu-se ao governador e solicitou uma permissão oficial, para retirar o corpo de Jesus o filho de Deus, da cruz onde mesmo depois de morto continuava ali pregado exposto ao ar livre. E Pilatos concedeu-lhe permissão, então foi ao monte, despregou as mãos e os pés do Senhor e levou o corpo para ser preparado pra o sepultamento.
39-Outro homem notável, entre os grupos políticos religiosos e entre os Judeus, que mesmo sendo pressionado foi visitar em certa ocasião Jesus, o filho de Deus e conversado pessoalmente acerca da nova vida pela fé, o novo nascimento, juntou-se a José de Arimatéia, levou um composto caríssimo só usado para ungir e preparar o corpo de ricos e reis, e ajudou pessoalmente no funeral de Cristo. Nicodemos era seu nome, lembra deste homem e sua visita a Jesus?
João 3/1-15
1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem {que está no céu}.
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Lição João.19/40.
40-Este dois homens se dispuseram por gratidão e reconhecimento ao mestre Jesus fazer este trabalho e ficaram com seus nomes para memória no livro de Deus, temos fé que possam pela graça de Deus no futuro fazer parte dos ressuscitados e salvos em Cristo.
41-O local escolhido pelos Judeus e Romanos que estavam naquele ano no governo civil, daquela província, escolheram para execução da pena de morte de Jesus o filho de Deus, ficava rodeado por um Jardim, onde já estava preparada uma cova nova, aberta em uma rocha, onde antes nenhum cadáver havia sido colocado.
42-Pois nesta cova, colocaram e sepultaram o corpo de Jesus, as pressas, em razão que o por do sol daquela quarta feira estava chegando, e era grande o feriado santo, daquele quinto dia daquela semana. Como já nos referimos antes nesta lição era o sábado da páscoa.
EV.José Vitor Macarthy Lopes.
Lição Sabatina
•Tema: João 10/1-18
Jesus Cristo, o filho de Deus, é o verdadeiro pastor e os crentes em sua palavra as ovelhas do rebanho Divino.
1º Pedro 5/1-4
1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:
2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;
3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.
4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.
João 11/1-11
1 Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2 Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.
3 Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas.
02
4 Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.
5 Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6 Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.
7 Depois, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
8 Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?
9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
10 mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
11 Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.
O tema da lição deste sábado, é a ressurreição e a vida eterna em Cristo Jesus.
Lázaro, amigo de Jesus o filho de Deus, é um exemplo deste poder que o criador tem de cumprir sua palavra sobre seu povo e trazer a vida os mortos, na ressurreição do ultimo dia.
João 11/1-
1 Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
Estava muito doente o irmão de Maria, aquela que enxugou os pés de Jesus com seus cabelos, depois de ter ungido com óleo. Esta mulher tinha uma irmã, chamava-se Marta, e moravam em uma aldeia chamada Betânia.
Lembram desta leitura bíblica?
03
OBS. Este lugar ficava do outro lado do Rio Jordão.
João 12/3
3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.
João 1/28
28 Estas coisas se passaram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
Este lugar como vemos foi onde João usava para realizar a primeira parte do batismo evangélico nas águas do rio.
João 1/32-34
32 E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.
33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com {com; ou em} água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com {com; ou em} o Espírito Santo.
34 Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.
OBS.: este batismo mais adiante, segundo João, seria complementado, por Jesus o filho de Deus, e seu ministério (apóstolos).
Os que haviam sido batizados nas águas, por João o grande profeta de Deus, não precisavam voltar às águas, apenas receber o complemento do batismo de Cristo com a imposição das mãos do presbítero de Cristo.
04
Atos 19/4-7
4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
7 Eram, ao todo, uns doze homens.
João 11/3-
3 Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas.
Por causa da grave doença que Lazaro caiu de cama, as duas irmãs, Maria e Marta, mandaram um recado a Jesus, amigo da família, dizendo: Senhor esta muito doente mesmo o teu amigo intimo que tu amas,
Nota-se que neste relato, não há nenhuma descrição sobre o caráter de Lázaro, se bem que as escrituras, afirmam que no recado de suas irmãs e dito que Jesus o filho de Deus o amava, e que em sua casa em Bêtania sempre era bem recebido.
João 11/4-
4 Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.
05
Quando Jesus, o filho de Deus, recebeu o recado, fez esta declaração sobre a situação de seu amigo Lázaro.
O propósito desta doença que esta no corpo dele, não é para morte, mas sim tem a finalidade de glorificar o nome do criador, o Deus de Israel; e também eu que sou o filho de Deus, serei glorificado.
É importante que o aluno da palavra de Deus, nte mais uma doença, em que sua raiz não parece ligada com o pecado, mas como um caso, como a cura do cego de nascença que se refere o capitulo de,
João 9/3
1 Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2 E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.
Este tem como fundo e propósito, que as pessoas crentes em Deus, testifiquem, e reconheçam o poder que há, no Criador, de manter e restaurar a vida que os criou, e este poder esta em seu filho, Jesus.
João 11/5-
5 Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
Os evangelhos confirmam esta amizade sincera de Jesus com esta família de três irmãos: Marta, Maria e Lázaro, pois diz que Jesus o amava.
Conclui-se, por meio de uma leitura bíblica descritiva, que se tratava de uma família de crentes obedientes e sinceros em sua fé na palavra de Deus.
06
João 14/21
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
1° Coríntios 8/3
3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.
João 13/34-35
34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Este exemplo de amizade de Jesus, o filho de Deus, para com as famílias e pessoas verdadeiramente crentes e obedientes dos mandamentos e leis de Deus, deve ser seguida por nós ,e m nossa fé e circulo de amizades cristãs.
João 11/6
6 Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.
Jesus não saiu correndo, desesperado ao receber o recado, pois tinha fé em Deus, seu pai, sabia que tudo estava sobre o controle divino e por isso ficou ainda dois dias onde estava terminando seu trabalho de pregação da palavra de Deus.
OBS.: Foi assim também quando recebeu a noticia da morte e decapitação de João Batista o Grande profeta de Deus, que o havia batizado.
07
Mateus 14/10-13
10 e deu ordens e decapitou a João no cárcere.
11 Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe.
12 Então, vieram os seus discípulos, levaram o corpo e o sepultaram; depois, foram e o anunciaram a Jesus.
13 Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra.
Esta é uma lição de grande valor espiritual, para todo crente seguir em sua fé em Cristo.
João 11/7
7 Depois, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
Só depois de dois dias disse a seus alunos, vamos para Judéia. Os seus alunos resistiram em ir.
João 11/8
8 Disseram-lhe os discípulos: Mestre, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá?
Então disseram a Jesus, seu mestre, faz apenas alguns dias atrás em que os lideres judeus na Judéia estavam te seguindo para te matar, e queres que voltemos para lá?
João 11/9
9 Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
08
Respondeu Jesus, o filho de Deus, o dia tem 12 horas de luz de sol, que Deus deu aos homens para andar com segurança sem tropeçar.
João 11/10
10 mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
Mas a noite prevalece a escuridão, não se pode ver, por isso, há o perigo de bater em alguma coisa, e cair.
João 11/11
11 Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.
Depois declarou, nosso amigo Lázaro esta dormindo, mas eu vou até lá para acorda-lo.
Um estudo simples em habito familiar mais de grande valor e importância, para o esclarecimento e fortalecimento de nossa fé evangélica em Cristo Jesus nosso Senhor.
Exd.10/10.
10-Replicou-lhes Faraó: Seja o Senhor convosco, caso eu vos deixe ir às crianças. Vede, pois tendes conosco más intenções.
Notemos como alunos da palavra de Deus; no comportamento de Faraó rei do Egito,que era uma pessoa de coração e entendimento idolatra , reage quase que natural com astúcia em circustancia assim.
OBS: humilhar-se e aceitar a Deus, suas leis e ordens nos momentos de angústia; mas logo que livre da polemica virar as costas a verdade e até negar as bênçãos de Deus, recebidos nos pedidos em Oração.
Faraó pediu oração por si e pelo Egito varias vezes. Êxodo 9/27-28.
27-Então, Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão e lhes disse: Esta vez pequei; o Senhor é justo, porém eu e o meu povo somos ímpios.
28-Orai ao Senhor; pois já bastam estes grandes trovões e a chuva de pedras. Eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Mas logo que sentia livres dos flagelos buscava falsos motivos para negar sua palavra e continuar sua carreira de transgressor das leis de Deus.
Êxodo 10/10. Respondeu Faraó diante da insistente pedido de liberdade religiosa, buscada por Moisés e Arão, servos de Deus, a serviço da verdade naquela geração?
Que o Deus, criador vós acompanhe se por acaso acontecer de que eu venha permitir a ti e teu povo com suas crianças, liberdade.
Mas não farei e nem lhes darei liberdade religiosa porque vejo, neste pedido e nesta reivindicação, motivo para fugir das vossas obrigações e tarefas no Egito.
11-A liberdade será parcial; somente permitirei sair livres para prestar vossos cultos, no deserto os homens.
A vossa família fica.
Se é isto que querem saiam da minha presença e vão.
E assim ordenou a guarda real, que apresassem a retirar-se diante dos olhos de Faraó.
12-Com isto, voltou o Criador a fazer mais um contato pessoal com Moisés seu servo, e Arão seu irmão, e lhes disse.
Visto que assim agiu Faraó diante de meus mandatos; estende tuas mãos em direção a todos os cantos no território do Egito, e eu farei vir bandos de gafanhotos, sobre todo este país que devoram em pouco tempo toda e qualquer vegetação; e erva que tenha broto, e folha verde, do que restou da chuva de pedras.
Qual o exemplo de Moises servo de Deus no Cumprimento de suas tarefas?
13-Prontamente sem discutir, nem fazer interrogação exemplarmente obedeceu aos mandamentos de seu Deus seu Criador.
Tomou nas mãos o bordão dos sinais, e apontou para todo o país do Egito.
E imediatamente, Deus o criador agiu, com seu exercito de anjos e seu poder, e fez levantar um vento, do nascente do sol duramente o dia inteiro; e quando amanheceu o dia, o vento mandado, ou provocado, pelo poder do Deus Criador, tinha trazido bandos enormes de gafanhotos suficientes para cobrir, todas as províncias no país do Egito, não deixando, um lugar se quer sem gafanhotos.
E desta vez, foi um caso inédito como nunca antes havia acontecido, e nem mais adiante voltou acontecer.
14-Quem olhava para terra do Egito, via uma cobertura totalmente escura que cobria tudo eram gafanhotos, que comiam tudo e nada deixa verde para trás.
15-OBS: Mais uma vez, Faraó, fingiu-se arrependido, e se apressou em pedir mais uma vez oração, por ele, seu país a os dois servos de Deus.
16-Vendo Faraó mais uma vez, o cumprimento da palavra de Deus, e aquelas profecias, dadas por boca de seus servos, rapidamente, envio mensageiros que chama Moisés e Arão, e pediu mais uma vez, que orasse por ele, dizendo mais uma vez, transgredi as leis, e mandatos do Deus Criador, reconheço que pequei, agora venho pessoalmente, e publicamente pedir perdão dos meus erros, e que me livre de tão grande mal.
17-E Moisés tendo ouvido Faraó pedindo pessoalmente, perdão de seus erros e pecados, e pedindo que orasse por ele.
Moisés fez uma petição a seu Deus, por Faraó e pelo Egito e como podemos conferir, na próxima passagem. Mais uma vez, Deus ouviu e atendeu ao pedido feito em oração de seu servo, que ali estava a serviço da verdade.
18-Desta forma, o Deus criador para tirar das terras do Egito os gafanhotos, fez um vento que se levantou, do lado do pôr-do-sol, o qual fez com que os bandos de gafanhotos, voassem e fosse levado pelo vento, e jogado nas águas do mar vermelho, tal foi à eficiência deste trabalho de limpeza da terra do Egito dos insetos, que não ficou nenhum para trás sobre o Egito.
Mas ainda havia, culpa de Faraó e seu povo, por causas de seus pecados; diante de Deus o juiz de todo o universo.
E para que eles continuassem sendo punidos, o grande Deus criador agiu no coração daquele homem, cabeça daquele povo, para que ele se negasse mais uma a cumprir o que prometeu e negasse liberdade religiosa o povo de Deus.
Oração
Qual o mandamento dado por Jesus, à seus filhos e sua Igrejana terra, que é a porta de entrada para salvação e vida eterna?
Mateus 19/16-17
16 E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, quefarei eu de bom, para alcançar a vida eterna?17 Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda osmandamentos.OBS.: O Batismo evangélico de nosso Senhor Jesus Cristo é o primeiro mandamento da nova aliança.
Marcos 16/15-18
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todacriatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer serácondenado.17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meunome, expelirão demônios; falarão novas línguas;18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, nãolhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarãocurados.
02
Mat. 28/18-20
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridademe foi dada no céu e na terra.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-osem nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Atos 2/38-39
38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados,e recebereis o dom do Espírito Santo.39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todosos que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus,chamar.O que representa o batismo evangélico nas águas do rio paraa formação de uma boa consciência do crente.
Romanos 6/3-11
3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados emCristo Jesus fomos batizados na sua morte?4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que,como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai,assim também andemos nós em novidade de vida.5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte,certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecadocomo escravos;037 porquanto quem morreu está justificado do pecado.8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com eleviveremos,9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, jánão morre; a morte já não tem domínio sobre ele.10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu parao pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, masvivos para Deus, em Cristo Jesus.
Atos 8/36-38
36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde haviaágua, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?37 {Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E,respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.}38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.
Mateus 3/3-6
3 Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz doque clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai assuas veredas.4 Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a suaalimentação eram gafanhotos e mel silvestre.
5 Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda acircunvizinhança do Jordão;6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.04OBS.: Os sistemas de batismos em tanques, piscinas ou aspersaosnão são evangélicos, são humanos, inválidos, e vãos.Só o batismo de Jesus, transforma o homem numa novacriatura formando uma nova conduta, só o batismo de Cristo salva as pessoas da condenação eterna.Qual o resultado do batismo de Cristo, o verdadeiro batismoevangélico na vida dos verdadeiros crentes?
Gal. 3/27
27porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristovos revestistes.
Marc. 16/15-18
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todacriatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer serácondenado.17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meunome, expelirão demônios; falarão novas línguas;18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, nãolhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarãocurados.Como Jesus, o nosso pastor ensina que deve ser realizado overdadeiro batismo evangélico?
1° João 2/6
6Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.05Onde foi realizado, o batismo de nosso pastor evangélico, Jesuso filho de Deus?Como foi realizado? Num tanque batismal dentro dotemplo de Salomão? Numa piscina por aspersão, ou no rioJordão ao ar livre?
Mateus 3/13-16
13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fimde que João o batizasse.14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim,nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.16 Batizado Jesus saiu logo da água, e eis que se lhe abriram oscéus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobreele.OBS. Andar em nossa fé como Jesus Andou, significa nos batizar como ele foi batizado, nas águas do rio.Além desta forma de batismo nas águas do rio, ou no mar nãoexiste nenhum exemplo de outra forma de batismo bíblico que podemos dizer que uma pessoa fosse batizada a não ser as duasformas de batismos evangélicos.
Efésios 4/4-6
4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamadosnuma só esperança da vossa vocação;5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;066 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio detodos e está em todos.OBS: Há uma só forma de batismo valida aprovado por Deus e esteé o batismo que Jesus foi batizado.Qual deve ser a atitude da pessoa que busca a sua salvaçãoem Cristo, quando seu batismo é incompleto?
Atos 19/1-6
1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali algunsdiscípulos,2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quandocrestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmoouvimos que existe o Espírito Santo.3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados?Responderam: No batismo de João.4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento,dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber,em Jesus.6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio detodos e está em todos.OBS: Há uma só forma de batismo valida aprovado por Deus e esteé o batismo que Jesus foi batizado.Qual deve ser a atitude da pessoa que busca a sua salvaçãoem Cristo, quando seu batismo é incompleto?
Atos 19/1-6
1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali algunsdiscípulos,072 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quandocrestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmoouvimos que existe o Espírito Santo.3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados?Responderam: No batismo de João.4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento,dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber,em Jesus.5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; etanto falavam em línguas como profetizavam.
OBS.:
Solicitar na Igreja Evangélica,em que a pessoa é membroefetivo, o complemento das partes que esta faltando em seu batismo.O que representa o batismo evangélico e qual a sua origem,onde teve seu inicio?
1° Pedro 3/18-21
18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne,mas vivificado no espírito,19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando alonganimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos,através da água.
1-Disse o Senhor a Moisés: Vai ter com Faraó, porque lhe endureci o coração e o coração dos seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles,
2-e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o Senhor.
3-Apresentaram-se, pois, Moisés e Arão perante Faraó e lhe disseram: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Até quando recusaras humilhar-te perante mim? Deixa ir o meu povo, para que me sirva.
4-Do contrário, se recusar deixar ir o meu povo, eis que amanha trarei gafanhotos ao teu território;
5-eles cobrirão de tal maneira a face da terra, que dela nada aparecerá; eles comerão o restante que escapou o que vos resta da chuva de pedras, e comerão toda árvore que vos cresce no campo;
6-e encherão as tuas casas, e as casas de todos os teus oficiais, e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais, nem os teus antepassados desde o dia em que se acharam na terra até ao dia de hoje. Virou-se e saiu da presença de Faraó.
7-Então, os oficiais de Faraó lhe disseram; Até quando nos será por cilada este homem? Deixa ir os homens, para que sirvam ao Senhor, seu Deus. Acaso, não sabes ainda que o Egito está arruinado?
8-Então, Moisés Arão foram conduzidos á presença de Faraó; e este lhe disse: ide, servi ao Senhor, vosso Deus; porém quais são os que hão de ir?
9-Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos e com os filhos, e com as filhas, e com o nosso rebanho, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar a festa ao Senhor.
10-Replicou-lhes Faraó: Seja o Senhor convosco, caso eu vos deixe ir e as crianças fiquem, pois tendes conosco más intenções.
11-Não há de ser assim: ide somente vós, os homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.
12-Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a mão sobre a terra do Egito, para que venham os gafanhotos sobre a terra do Egito e comam toda a erva da terra, tudo o que deixou a chuva de pedras.
13-Estendeu, pois, Moisés o seu bordão sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; quando amanheceu, o vento oriental tinha trazido os gafanhotos.
14-E subiram os gafanhotos por toda a terra do Egito e pousaram sobre todo o seu território; eram mui numerosos; antes destes, nunca houve tais gafanhotos, nem depois deles virão outros assim.
15-Porque cobriram a superfície de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; devoraram toda a erva da terra e todo fruto das árvores que deixara a chuva de pedras; e não restou nada verde nas árvores, nem na erva do campo, em toda a terra do Egito.
16-Então, se apressou Faraó em chamar o Moisés e a Arão e lhes disse: Pequei contra o Senhor, vosso Deus, e contra vós outros.
17-Agora, pois, peço-vos que me perdoeis o pecado esta vez ainda e que oreis ao Senhor, vosso Deus, que tire de mim esta morte.
18-E Moisés, tendo saído da presença de Faraó, orou ao Senhor.
19-Então, o Senhor fez soprar fortíssimo vento ocidental, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no mar Vermelho; nem ainda um só gafanhoto restou em todo o território do Egito.
20-O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não deixou ir os filhos de Israel.
É importante lembrar, o que mencionamos, em outras lições de sábados, anteriores em nossa escola bíblica nesta congregação. Ou quando realizada, nas famílias ou casas de pessoas que nos acompanham na fé em Cristo; este trabalho tem sido um instrumento didático nas mãos do Deus criador, em seu filho Jesus nosso Senhor, cuja benção espiritual e cultural, é nos preparar, para salvação e vida eterna em Jesus Cristo nosso Senhor; mas é preciso que aceitamos seus ensinos e explicações tal como foram por Deus o Criador guardados e escrito no Santo livro.
E uma vez, alcançando, este grau de entendimento, e compreensão, se nos mantiver-mos na condição de aluno, junto temos a missão de ajudar a Jesus o filho de Deus levar estes ensinos bíblicos de autoria divina, a nossos semelhantes em nossa época ou geração.
Amém louvado seja Jesus nosso Pastor celestial!
Recapitulação da leitura em forma de comentário.
Êxodo 10/1. O Deus criador fez mais um contato, pessoal com Moisés, seu servo, e lembrou que a resistência demonstrada por Faraó, tinha uma origem, o poder do próprio Deus o Criador agindo em seus sentimentos, fazendo com que rejeitasse a sua palavra até que se completassem todos os sinais e pragas, castigos e disciplinas que o Egito e seu povo seu governo político, tornou-se merecedores por tratar com ódio e preconceito religioso os filhos de Israel a ponto de condenar a morte, sem apelação. Crianças recém nascidas´que eram jogadas vivas no rio Nilo, para morrerem afogados. E milhares de crianças foram assim exterminadas.
OBS: havia um motivo real, para que Deus endurecesse o coração de Faraó.
Havia culpa de sangue, sobre Faraó seus oficiais e sobre o povo egípcio por dar apoio político e não protestar contra uma cultura tão errada que levou uma nação como aquela a tamanha maldade.
Outro motivo que aqui fica claro era necessidade cultural, de Faraó, saber, sentir junto com o seu povo; que embora tivesse sido treinado ensinado que uma vez no trono, do Egito, se tornariam um deus, não era: era humano e mortal.
O pano de fundo, daqueles acontecimentos, tão dramático que envolvia o povo do Egito, e também o próprio povo de Israel, tinha como fundamento fazer com que Faraó entendesse de uma vez por todas que Deus é verdadeiro, e único poder inigualável, sobre tudo e sobre todos.
2-Estes acontecimentos fazem parte da cultura da fé verdadeira, dos descendentes de Jacó como lição de fé para seu povo, para que contassem de gerações e gerações de pais para filhos.
E mostra como Deus o Criador provocou os Egípcios e sua cultura a demonstrar em que consentia o poder de sua cultura idólatra, e sua crença religiosa errônea: com o fim que eles notassem o que é um Deus verdadeiro, real e vivo!
Note: Creio que fica claro neste embate entre a verdade, e a mentira entre Deus o Criador seu poder sua palavra: e o homem da perdição, suas ilusões, suas fantasias religiosa: qual o resultado de suas convicções desprovida da verdade, e do fundamento da palavra de Deus, que é Jesus. Um quadro assim não possui em si mesmo. Nem um poder que possa tornar em fio de cabelo preto em branco.
É um engodo histórico e fatal; toda obra que tem que usar dos métodos de idolatria como objetos materiais, como estatuetas religiosas, para manipular o povo e manter seus negócios religiosos é uma fraude por si mesmo.
É um negócio injusto, frágil sem futuro, e sem sustentação, diante de uma realidade que é cada vez maior o grau de esclarecimento da humanidade, e isto é resultado da evangelização dos povos e Nações da terra.
Mateus 28/18-20.
18-Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19-Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20-ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.
As falsas crenças, as falsas culturas a exemplo do Egito, só existe no papel, tem seus dias contados.
O fim vem!
Mateus 24/14.
14-E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim!
Notemos o que ocorreu no Egito na época de Moisés, não foi uma exibição do Criador, mas uma prova, cabal, que o planeta terra não está; nunca esteve, e sempre estará sobre um único governo legítimo e maior; que se conserva a par de tudo o que aqui se passa, e que é o grande juizes dos povos e Nações governos e culturas de fundo de oposições a seu governo na terra.
Salmos 33/13.
13-O Senhor olha dos céus; vê todos os filhos dos homens;
Para nosso exemplo como alunos da palavra de Deus.
Como agiam Moisés e Arão ao receber a missão Divina?
3-Cumpriam rigorosamente cada ordem recebida e seguiram fiel a orientação sem modificar nada do seu conteúdo.
Compareceram perante Faraó, Moisés e Arão conforme o mandato do Senhor e lhes comunicaram, a mensagem de Deus.
Disseram eles, isto te mandou dizer o Senhor nosso Deus: Até quando tu Faraó, vai negar a obedecer as minhas ordens? Pois tu não possuis poder para impedir meu plano, com tuas idéias crenças erradas?
Quando tu vai dar liberdade religiosa a meu povo, me servir, viver a verdade de meus ensinos?
Creio como um aprendiz da palavra de Deus, que não era só a cultura do Egito, que cumpria este papel de oposições ao governo Divino: mas hoje há muitas culturas, e grandes religiões, de repercussão, global cuja engenharia, cultural intelectual tem como objetivo impedir, avanço da divulgação da verdade bíblica, que liberta todo homem, ou pessoa da escravidão do pecado e da morte.
João 8/32.
32-e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Mas isto há muito este patente e claro aos olhos de todos, nos humanos na terra, e anjos no céu; ninguém, nem na terra nem no céu, nem no universo físico, ou espiritual pode impedir a vontade do Deus Criador,e seu filho Jesus.
E qual a sua vontade e plano?
Primeiro Timóteo 2/4-5.
4-o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5-Portanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
Oração
Harpa 113
Canoas dia 24 de janeiro de 2009.
Lição Bíblica deste Sábado em forma de comentário:
João 17/01-26
1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,
2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;
5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.
6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti;
8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.
11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
13 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos.
14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.
15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.
16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.
17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.
20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.
26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
Comentário por versículo:
[Tendo Jesus o filho de Deus concluído a parte de sua missão, como pregador e mestre da palavra de Deus aos homens na Terra; concluiu esta parte, relatando ao Pai por meio de uma oração, sua obra e pedindo a seu Deus e Pai a benção e a proteção sobre os escolhidos e eleitos de Deus, também nesse dia em que se completava sua missão e realizada todas as cerimônias que consumava por sua morte na cruz o plano de Deus para a salvação da humanidade, se lançava o fundamento de sua nova igreja na Terra.]
Comentário 1. Levantando o rosto em direção aos céus, olhando para cima começou a orar e disse: “ Pai, chegou o tempo, o ano, o mês e o dia; glorifica, reveste de benção vitória e honra e mérito, a teu filho. A fim de que o teu filho tenha legitimamente, te honrar , te adore por teu poder, esplendor, magnífico do teu ser.
Comentário 2. Da mesma forma como me concedeu poder, autoridade sobre todos os seres humanos, sobre todos os seres vivos, para que eu lhes confira um poder de vida superior a destruição física, a morte; a vida eterna, vida que não tem mais morte, não tem mais fim a todos os que me deste com meus filhos.
OBS.: Qual o meio estabelecido pelo Pai e o Deus Filho, para que os homens, os seres humanos, possam obter, alcançar esta vida superior, não mais sujeita a morte; um corpo, uma pessoa incorruptível, uma vida sem fim?
Comentário 3. Conhecer, reconhecer o Pai como único Deus verdadeiro, único poder Criador, a origem da vida, de tudo e Jesus C isto como filho, enviado do Céu, por este Deus, para criar, salvar e conservar a vida para sempre.
Comentário 4. Eu te obedeci, te amei, e te honrei ó pai, fazendo exatamente como me pediste para fazer as cousas aqui no planeta Terra, até completar toda a missão, o teu plano, para a salvação da humanidade.
Comentário 5. Agora, quero te fazer este pedido: Mostra-me ó Pai, enquanto eu estou em tua presença como um ser humano igual os outros; quem era Eu, antes de ser criado a Terra. Unifica novamente este poder, como éramos no principio, antes da era da criação do mundo visível aos olhos humanos.
Comentário 6. E mostrei teu nome verdadeiro a todas as pessoas aqui na Terra, especialmente aos que me destes, para me seguir nesta missão de te servir e te adorar. Eram teus escolhidos, mas me passaste a meus cuidados, para que sobre eles eu lhes servisse de Pastor, eu lhes tenho ensinado a tua palavra e eles tem aceitado em seus corações e colocado em pratica.
OBS.: Como Jesus, se dirigia a Deus, como lhe chamava, qual o nome revelado em suas orações e contatos?
João 17/1 Pai
1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,
João 14/ 6- Deus Pai
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Mateus 23/9- Deus Pai
9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.
Conclusão: Deus Pai, e Jesus é Deus filho.
Comentário 7. A esta altura, de nossas lições e aprendizados, eles tem condições de por sim mesmo compreender a verdade quando lêem e ouvem a tua palavra. Agora eles, tem certeza que todos as cousas que existe e foram criadas, a origem é o Deus Pai.
Comentário 8. A razão deste progresso de ter alcançado este estágio de compreensão, a verdade das cousas é que eu lhes tenho ensinado, usando unicamente o que ensina tua palavra, com que me transmitiste a mim, toda verdade eterna. E meus alunos que me deste aceitaram em seu coração com bom grado e confiança, estes ensinos que lhes tenho transmitido, e o resultado deste aprendizado da pura palavra de Deus, permite que eles compreendam que eu vim do céu, de ti, e que de fato sou teu enviado a este mundo.
OBS.: Quando um pregador evangélico, procura transmitir a mensagem Bíblica, usando outro meios que não a palavra de Deus; Produz um crente, um aluno incapaz de compreender aquilo que de fato transmite a mensagem Divina. Como conseqüência de uma formação cultural, baseada em técnicas de comunicação humana, surge às interpretações pessoais, que desviam as pessoas dos fundamentos das verdades bíblicas.
Nota: Seus alunos que são seus apóstolos, seguiram fielmente os métodos exemplificados pelo maior dos mestres de todos, Jesus Cristo o Filho de Deus, por isso ensinava as multidões os ensinos da palavra de Deus, fundamentados no conteúdo escrito unicamente no Santo Livro de Deus.
2º Pedro 1/16 18
16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade,
17 pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo.
1º Corintios 4/6
6 Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro.
Comentário 9. Minha oração, que te faço, neste momento, não é um pedido a favor de todas as pessoas que passaram a existir neste planeta ,ou que existe hoje; mas em especial por aqueles que o Senhor meu Pai escolheu, e me deu para serem meus alunos, seguidores fieis de toda mensagem contida em tua palavra. Estas pessoas, antes de tudo são teus escolhidos por isso mesmo que deste o que eram teus.
Comentário 10. Da mesma forma, tudo que eu tenho, ó Pai, a ti pertence, como as cousas que são tuas, pertence ao filho. Mas nestas pessoas, escolhidas eu serei honrado, servido e adorado.
Comentário 11. Logo não estarei mais neste planeta, mas eles continuaram aqui neste mundo, eu estarei voltando para junto de ti meu Pai, por essa razão peço que os proteja e livre de todos os males, em teu nome próprio. Para que estas pessoas que representam o teu rebanho, a tua Igreja na Terra, sejam unidos de sentimento convicção e propósito como nos somos.
Comentário 12. Disse Jesus, a seu Deus e Pai, em oração, durante todo o tempo que permaneci aqui neste mundo a frente dos alunos que me deu, para ensinar a verdade, guardei em teu nome; mantive todos em segurança, de tal forma que nenhum se desviou a não ser aquele que preencheu o que estava escrito em tuas profecias bíblicas, tornar-se-ia o representante dos perdidos e condenados.
Comentário 13. Mas agora chegou o momento previsto em tua agenda pessoal, em tuas profecias bíblicas, do meu retorno para casa, para que eu esteja e volte para junto de ti ó Pai. E isto revela a eles, para que saibam para onde vou. E eles sabendo a verdade de meu retorno aos céus, fiquem radiantes de gozo e alegria do Espírito Santo.
Pergunta: Como ficaria o coração de seus alunos se não tivessem certeza destes assuntos?
Como ficaria o coração, a mente, a vida de uma pessoa, quando perde uma pessoa que ama, quando não tem convicção da ressurreição e a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor?
Resposta: 1º Corintios 15/19
19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Comentário 14. Continuou Jesus sua oração e disse: Eu lhes tenho transmitido unicamente teus ensinos, contidos em tua palavra e as pessoas que seguem a cultura, ensinos e idéias deste sistema terrestre, sentem verdadeira aversão a teus ensinos, tuas leis, tuas palavras, a tal ponto que ficam enraivecidos contra este teus escolhidos que me deste como alunos e aprendizes da mensagem eterna. Tudo isto, porque eles não acompanham os costumes deste mundo, não são pessoas deste planeta; como também vivendo assim não me enquadro neste sistema por não ser daqui.
Nota: É a palavra de Deus que define como filhos de Deus as pessoas crentes que fielmente guardam, aceitam e segue os ensinos contidos no livro de Deus, a palavra de Deus. E filhos do mundo, as pessoas carnais que seguindo a vontade humana viram as costas para as verdades da palavra de Deus.
VEJA ISSO!
1 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas,
2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.
3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.
Comentário : E isto é uma verdade que termina se revelando na vida dos próprios crentes pela vida que levam, e posições e negócios e compromissos que assumem no decorrer da vida.
Ex.: • No caso das pessoas com que escolhe para o casamento sem levar em consideração o perfil indicado na palavra de Deus, para que sejam felizes e tenham as bênçãos de Deus em sua família.
• Sociedades de trabalhos, empreendimentos entre crentes e ateus.
Veja, quando uma pessoa busca sua a benção, sua vitória, seus sonhos dentro dos ensinos da palavra de Deus, é um filho de Deus dirigido pela fé verdadeira e o Espírito de Deus.
2º Corintios 6/14-18
14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,
18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.
Comentário 15. Não estou pedindo ó Pai, que tire deste planeta estas pessoas escolhidas e eleitas por sua fé na palavra de Deus; mas que os proteja, para que não caiam em tentações e ciladas do diabo.
Comentário 16. Pois eu lhes digo, que pessoas assim como estas que seguem, amam tão fielmente tua palavra renunciando os encantos e ofertas deste sistema, na cabem neste mundo, não se enquadram neste mundo, não se enquadram nos meios dos demais, como eu não me encaixo por que não sou daqui deste planeta.
Exemplos de Cristo, o filho de Deus, a ser seguido em relação as oportunidades políticas oferecidas e prometidas pelo mestre de intrigas, o diabo.
6 Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
7 Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.
8 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.
Pergunta: Quais as vantagens em aceitar uma proposta política como esta? Qual o fundo de verdade que existia nesta declaração? Era ele de fato criador e dono deste mundo? Nenhum fundo de verdade existia nesta afirmação, pois Jesus Cristo, o filho de Deus, é o criador e o verdadeiro dono de todo o universo, e só ele tem autoridade de dar poder e propriedade sobre as nações por que é o seu Rei e seu Deus único e verdadeiro.
Comentário 17. Peço-te o Pai, limpa o coração destas pessoas que me deste para meus discípulos com a mensagem verdadeira: a tua palavra é a verdade, só nela encontramos neste mundo a mensagem verdadeira.
Comentário 18. Da mesma forma que eu recebi de ti o Pai, a missão de pregar os teus ensinos, a verdade de tuas palavras o teu evangelho, há todas as pessoas neste mundo, eu também estou incumbindo desta missão meus alunos, meus seguidores neste planeta.
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Mateus 28/18-19
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Comentário 18. É por causa dos escolhidos que eu me dedico inteiramente atender a vontade de meu Pai, e sua palavra, com a finalidade de que sejam transformados pela mensagem da verdade contida na palavra de autoria Divina.
Comentário 20. Não faço este pedido em minhas orações diárias, apenas por estes que nesta geração em que vivemos acreditam, e aceitam, e seguem tua palavra, tem fé e confiança em teus ensinos e promessas, mas incluo todos os que no futuro vierem a crer aceitar, praticar, seguir tua palavra ó Pai, por meio de meu exemplo pessoal deixado neste mundo.
Comentário 21. Minhas orações e pedidos, tem como finalidade as benções da compreensão da verdade, para que vivam unidos pela fé verdadeira, como se fosse uma só pessoa no pensar. Assim como acontece entre nós. Só assim, pela manifestação dos frutos dos santos ensinos da fé na vida de teus escolhidos, mantendo unidos numa só doutrina, um só pensamento as pessoas do mundo, vão reconhecer que aqui estou, ou estive, porque tu o Pai me enviaste.
Comentário 22. Eu tenho transferido a estes escolhidos de Deus, pela sua fé manifestada no que diz e ensina a palavra de Deus, as mesmas bênçãos, confiança e honra que tenho recebido de ti ó Pai de ser chamado filho de Deus.
Mateus 3/16-17
16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Nota: Este privilegio nos é transferido por Jesus, quando nos Batizamos em Cristo, passamos não apenas ser criaturas de Deus, mas filhos de Deus.
Gálatas 4/6-7
6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai!
7 De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
Comentário 23. Com as bênçãos de Deus, da compreensão correta dos santos ensinos da palavra de Deus, nas escrituras sagradas, o livro de Deus se concretiza a unidade da fé, sentimento de tal forma que as pessoas gentias deste mundo reconhecem que por ti ó Pai fui enviado, e que também ama a todos os seus escolhidos a quem por mim também enviaste.
Comentário 24. Meu Deus, meu Pai, a minha vontade é que estes escolhidos que me deste como alunos e aprendizes da tua santa doutrina, possam um dia estar comigo, no lugar onde no inicio recebi teu poder, e honra e glória antes de ser criado a terra e este mundo.
Comentário 25. Pai, Santo, Justo, as pessoas que vivem neste planeta, não te reconhecem as tuas origens que são eternas, eu porem que estava contigo, mesmo antes de ser criado este mundo, este planeta visível físico, já te conhecia, mas estes teus escolhidos e eleitos, pelo que apreenderam e entenderam reconhece que sou teu enviado.
Comentário 26. E eu conforme tua vontade os pai mostrei a estes que são teus eleitos e escolhidos como devemos te chamar, e não termina por ai, o que tenho para ensinar e revelar a estes seletos alunos de tua palavra, continuarei mostrando e revelando mais sobre a doutrina verdadeira da palavra de Deus a estes, para que o infinito amor do Pai revelado por mim possa estar sendo também manifestada na vida de cada um deles.
Cabe uma pergunta: como Deus o Pai, por meio do seu Filho, Jesus nosso Senhor continua complementando e manifestando na vida de seus alunos e escolhidos que estudam a palavra de Deus o Conhecimento da doutrina verdadeira.
Resposta: João 16/13
13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
Conclusão: Através do Espírito Santo de Deus, e a palavra de Deus a Bíblia que são os únicos, verdadeiros representantes de Deus o Pai e Jesus Cristo, seu filho no universo.
LIÇÃO PASSADA A IGREJA NOS SABADOS.
EV. José Vitor M. Lopes
Sábado 06/06/09
Congregação Israel de Cristo.
Uma oportunidade de aprender os santos ensinos da palavra de Deus, na Igreja Evangélica de Jesus nosso Senhor, aqui na terra.
Finalidade Espiritual, nos preparar, para vida presente e futura com Cristo no céu e nova terra, que se dará a seu tempo, ao cumprir-se as santas promessas feita, a seu povo na terra, por nosso Deus Criador.
Seguindo sempre o método didático de explicar, as lições bíblicas, não com discursos inflamado pelos sentimentos humanos; mas num tom de voz normal, sem encenação; explicando a palavra de Deus, apenas com a propia palavra de Deus.
Tendo o cuidado de não interpretar o texto em estudo, mas aceitar com fé, e confiança toda informação passada pela mensagem escrita na Bíblia, o livro de Deus.
Neste sistema temos aprendido muito com a palavra de Deus, e queremos continuar aprendendo. Sempre dentro daquela postura Espiritual indicada pelo Espírito Santo do Deus Criador, aos que se colocam na condição de alunos e discípulos de Jesus o grande mestre de todos os amantes das verdades Divinas.
AMÉM LOUVADO SEJA O NOME DE NOSSO SENHOR JESUS!
LIÇÃO BIBLICA DESTE SÀBADO: GENISIS 50/1-26-
Com a morte de Jacó Ancestral da Nação de Israel, o fim de um período da historia de um povo, eleito e escolhido por Deus o Criador, marcado pelo exemplo, pessoal de alguns homens que não foram perfeitos, nem foram Deus, nem desceram do céu, mas foram fieis corajosos e incansáveis em sua fé e confiança no que seu Deus, seu criador lhes prometera para o futuro. Depois de sua morte uma nova faze se iniciava, agora não mais um homem, uma família, mas uma nação com muitos homens e muitas famílias, formaria o povo escolhido e eleito por Deus.
LIÇÃO DO FUNERAL DE JACÓ.
Gênesis 49/33
Logo depois de Jacó, filho de Isaque, neto de Abraão ter terminado de dar instrução quanto a seu funeral e determinado antes a missão e lugar a ser ocupado na nova terra, por cada tribo dos filhos de Israel, encerrou seus dias neste mundo e aquela faze dos patriarcas, encolheu os pé e pernas no leito em que estava deitado e tranqüilo e farto de dias morreu, expirou, deu seu ultimo fôlego de vida, deixou de existir, mas levou com sua historia a esperança da vida eterna no cumprimento da promessa da palavra de Deus. E hoje, no pó da Terra, como seu avô Abraão, e Isaque seu pai, espera o ultimo dia da ressurreição e a vida eterna em Cristo Jesus.
Hebreus 11/8-22
8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;
10 porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.
11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
12 Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.
13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria.
15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.
17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas,
18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência;
19 porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.
20 Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir.
21 Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.
22 Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.
Todos estão aguardando a ressurreição eterna
Hebreus 11/39-40
39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa,
40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
Gênesis 50/1
1 Então, José se lançou sobre o rosto de seu pai, e chorou sobre ele, e o beijou.
Comentário: Vendo José que seu pai não vivia mais se aproximou e beijou pela ultima vez neste mundo, o rosto, a face, e ali ficou por alguns minutos chorando antes de assimilar melhor aquela realidade em relação a existência de todos os seres vivos neste mundo, um dia mais cedo ou mais tarde chega o fim esta jornada neste mundo.
2- Ordenou José a seus servos, aos que eram médicos que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.
Entre o grupo de empregados que o serviam como governador do Egito tinha alguns que eram médicos. Então mandou que estes profissionais embalsamassem o corpo de seu pai e eles prepararam, conforme o costume egípcio, o corpo de Jacó para o funeral. O processo foi cuidadoso e demorado.
3-gastando nisso quarenta dias, pois assim se cumprem os dias do embalsamamento; e os egípcios o choraram setenta dias.
Comentário: Gastando neste trabalho, quarenta dias, mas os dias de luto e respeito pela perda do pai do governador do Egito José, filho de Jacó, foi de setenta dias.
4- Passados os dias de o chorarem, falou José à casa de Faraó: Se agora achei mercê perante vós, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:
Decorridos o período em que costumava dedicar o lamento por uma pessoa importante a família ou a nação de origem como se fazia em muitas culturas na época de José como expressão de apreço e respeito pela pessoa que deixava de existir, o governador José fez contato com os que serviam na casa, o palácio do Rei Faraó. Disse José aos ministros do reino, se neste momento mereço este favor de vocês, peço que fales com o rei e explique a ele o motivo pelo qual pretendo sair do pais por alguns dias.
5- Meu pai me fez jurar, declarando: Eis que eu morro; no meu sepulcro que abri para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, desejo subir e sepultar meu pai, depois voltarei.
Explique que eu preciso ir a Terra de Canaã para fazer o funeral de meu pai, pois ele ainda em vida quase ao fim dos seus dias, fez eu prometer com juramento diante de Deus e da família que eu pessoalmente quando ele morresse, faria seu sepultamento na terra de Canaã, onde tinha já preparado seu sepulcro.
6- Respondeu Faraó: Sobe e sepulta o teu pai como ele te fez jurar.
Recebendo o Rei do Egito a solicitação de dispensa de seu governador geral: logo lhes atendeu seu pedido dizendo: Está dispensado para fazer o funeral de teu pai, conforme o compromisso com ele assumido em vida.
7-José subiu para sepultar o seu pai; e subiram com ele todos os oficiais de Faraó, os principais da sua casa e todos os principais da terra do Egito,
Assim, o governador geral do Egito conforme o compromisso assumido com o pai ainda em vida, diante do seu Deus, seu Criador, de levar adiante, segundo a cultura e raízes da fé de sua família, desde que Deus implantou seu plano e aliança com seu povo para o futuro, seguiu acompanhado de uma grande comitiva de pessoas de sua família e oficiais do governo do Egito.
8- Como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen as crianças, e os rebanhos, e o gado.
Todos os irmãos de José, filhos de Jacó do Sexo masculino, acompanharam o funeral do pai, avô, bisavô, que marcou um exemplo de importante, para aquele povo escolhido de Deus: sua luta, para guardar a fé de Abraão, Isaque, sua confiança no cumprimento das promessas de Deus, sua perseverança firme na doutrina verdadeira dada por Deus, a sua satisfação com as vitórias e benção recebidas de seu criador até os últimos dias de sua vida.
Da família de Jacó, só ficou no Egito as mulheres e as crianças que não poderiam acompanhar o funeral.
9- E subiram também com ele tanto carros como cavaleiros; e o cortejo foi grandíssimo.
Foi organizada uma grande multidão de pessoas, além da família, para acompanhar aquele funeral histórico de um dos grandes servos do Deus Criador que uma vez escolhido para ser um elo forte na corrente do plano de Deus, prestou um grande serviço, por seu exemplo a obra da fé, num Deus vivo e presente no meio de seu povo. Acompanhava o grande cortejo, um grupo grande de carros a tração animal e pelotões de soldados de cavalaria.
10-Chegando eles, pois, à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram ali grande e intensa lamentação; e José pranteou seu pai durante sete dias.
11-Tendo visto os moradores da terra, os cananeus, o luto na eira de Atade, disseram: Grande pranto é este dos egípcios. E por isso se chamou aquele lugar de Abel-Mizraim, que está além do Jordão.
Para despedida da parte da família, mulheres e crianças, que não podiam acompanhar mais longe e ficariam no Egito, ao chegar ao lugar onde havia um terreno publico concedida a população que era usada para recolher e trilhar os produtos colhidos na zona rural, lugar chamado Atade, ali por sete dias fizeram grande lamento, choro e pranto, que muitos moradores de Canaã ouviram e se admiraram dizendo: Grande choro é este dos Egípcios.
Este comentário deu motivo que a partir daquele acontecimento esta terra que ficava do outro lado, do Rio Jordão, passou a ser chamado de Abel-Mizraim.
12- Fizeram-lhe seus filhos como lhes havia ordenado:
E os filhos de Jacó realizaram sobre a liderança de José, cumprindo toda a orientação recebida do pai ainda em vida com respeito a seu funeral.
13-levaram-no para a terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Macpela, que Abraão comprara com o campo, por posse de sepultura, a Efrom, o heteu, fronteiro a Manre.
Seguindo esta orientação levaram para ser sepultado na terra de Canaã, a terra prometida pelo Deus Criador, a Abraão, Isaque seu filho e Jacó seu neto.
Ali já havia um lugar, um pedaço de campo, onde havia uma caverna transformada por Abraão, para sepultura da família dos herdeiros da fé, e das raízes e cultura daquele povo eleito, escolhido por Deus.
14-Depois disso, voltou José para o Egito, ele, seus irmãos e todos os que com ele subiram a sepultar o seu pai.
Comentário: Tendo o governador José, a frente de sua família e comitiva que acompanhavam, vieram do Egito para aquele fim realizado, toda aquela cerimônia fúnebre, conforme era desejo do pai quando vivo, voltou para o Egito.
15- Uma lição de bondade e generosidade e resignação pessoal a favor de um projeto maior que faz parte do amor paternal verdadeiro pelos seus, sua família, suas raízes e ramos de uma árvore que é nossa sustentação neste mundo para alcançar aprovação de um plano que tem o criador e seu amor eterno como objetivo maior.
Se não tivermos este sentimento em nosso coração e se não desabrocharmos em nós este cuidado pelas pessoas de nossa família para tratarmos com amor e compaixão, não conhecemos o amor o sentimento do Deus Criador em seu filho Jesus, nosso Senhor.
1º Timóteo 5/7-8
7 Prescreve, pois, estas coisas, para que sejam irrepreensíveis.
8 Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.
José, o filho do patriarca Jacó, ancestral de “Israel”, povo de Deus, foi um exemplo de amor e cuidado pela família.
E aprendeu no seu cativeiro, o quanto ela é importante para nossa felicidade, mesmo sento muitas vezes, uma família cheia de defeitos como foi seus irmãos até que se convertessem do mal que lhes havia feito.
Conversão daqueles homens:
Gêneses 42/18-23
18 Ao terceiro dia, disse-lhes José: Fazei o seguinte e vivereis, pois temo a Deus.
19 Se sois homens honestos, fique detido um de vós na casa da vossa prisão; vós outros ide, levai cereal para suprir a fome das vossas casas.
20 E trazei-me vosso irmão mais novo, com o que serão verificadas as vossas palavras, e não morrereis. E eles se dispuseram a fazê-lo.
21 Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso, nos vem esta ansiedade.
22 Respondeu-lhes Rúben: Não vos disse eu: Não pequeis contra o jovem? E não me quisestes ouvir. Pois vedes aí que se requer de nós o seu sangue.
23 Eles, porém, não sabiam que José os entendia, porque lhes falava por intérprete.
José que viveu maior parte de sua juventude longe da família, no meio de um povo estranho, sonhava com aquele momento, e isto foi fundamental para trabalhar estes valores e virtudes que levou o seu coração ao desenvolvimento deste dom, o amor fraternal. E este amor os tornou uma pessoa afável, dotada de bom senso e responsabilidade, mais muito generoso e bondoso com todas as pessoas, especialmente com os de sua família, seu povo.
Tal era a medida destas qualidades em sua vida, que os egípcios lhes tinham grande admiração e respeito. Note: há ainda na palavra de Deus outros grandes exemplos manifestados na vida dos servos de Deus, que comprovam o amor fraternal e o cuidado sadio pela família que fizemos parte no povo raízes culturais, bíblicas, fé ou igreja evangélica, que iniciamos na vida com Cristo, digno de nos espelhar.
Romanos 9/1-5
1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
2 tenho grande tristeza e incessante dor no coração;
3 porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.
4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;
5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!
Porém, nem José no Egito, nem Paulo, por causa deste amor, colocou a família acima da fé e as cousas ou obras de Deus. Mas também, jamais por causa de sua fé em um Deus vivo, maior que tudo desprezou sua família, deixou de amá-los, cuida-los e procurar seu bem .
OBS: A fé verdadeira em Cristo e suas leis, não afastam as pessoas de seus familiares, antes pelo contrário aproxima como no caso de José e sua família.
A fé verdadeira afasta o homem, o ser humano das falsas doutrinas, dos vícios e pecados deste mundo, fazendo do crente uma pessoa acessível, mas apta, para convivência com todos sem negar a fé. Mais uma vez José serve de exemplo tanto nos laços familiares, como na relação com os egípcios, sem acompanhar a cultura idolatria do Egito.
Exemplo:
Gênesis 43/31-32
31 Depois, lavou o rosto e saiu; conteve-se e disse: Servi a refeição.
32 Serviram-lhe a ele à parte, e a eles também à parte, e à parte aos egípcios que comiam com ele; porque aos egípcios não lhes era lícito comer pão com os hebreus, porquanto é isso abominação para os egípcios.
Quando lemos nos sermões de Jesus o filho de Deus, a seus alunos que a verdade divide as opiniões e a família, não devemos subentender que isto agrada ao criador ou que ele por sua palavra promove a divisão da família que instituiu.
OBS: A falta de compreensão por parte dos que não conhecem a doutrina verdadeira da palavra de Deus e estão possuídos pelos sentimentos do espírito das trevas, como inveja, ele é que desencadeia a perseguição contra o justo, nas famílias, foi assim na família de Jose. O pecador que se afasta do que tem a luz da verdade da palavra de Deus. O crente é afável, generoso, bondoso, não persegue ninguém, não abandona a família mas é perseguido por sua fé, e é abandonado, muitas vezes, pela família, por não acompanhar o sistema idolatra e perverso da cultura deste século.
Lucas 21/16-19
16 E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós.
17 De todos sereis odiados por causa do meu nome.
18 Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça.
19 É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.
O fato do crente verdadeiro amar a família, cuida-la, mas não acompanhar nas falsas religiões e festividades pagãs, causa ódio e estranheza nas pessoas e familiares que cultuam o mal, a mentira muitas vezes por ignorância espiritual.
Esta oposição firme do crente, no observar e praticar por fé em primeiro lugar os ensinos das santas leis de Deus e seu santo evangelho é uma situação que foge ao alcance das pessoas sem fé, materialistas, que não conhecem o plano de Deus e vivem nas dissoluções, borracheiras e orgias do mundo.
1º Pedro 4/3-4
3 Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias.
4 Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão,
O crente, a exemplo de José, no Egito, esta acima disso; Jesus, o filho de Deus, é firme no tratar das cousas da fé, colocando a palavra do criador, o Deus pai acima da família, mas por esta mesma razão e mais voltado para o bem da família e seu cuidado. Nunca vingativo e separatista.
Marcos 3/31-35
31 Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo.
32 Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura.
33 Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?
34 E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.
35 Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
Este exemplo é fundamental para compreender corretamente a importância de cada lição bíblica, que encontramos nos ensinos do grande mestre Jesus, seus profetas e apóstolos.
João 19/25-27
25 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
26 Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.
27 Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
Continuação do Gênesis:
Diante daquela nova etapa, para a família de Jacó em que seu pai, não existia mais, pensaram e comentaram entre si os irmão de José; agora José esta livre do dever de filho as ordens de nosso pai, possivelmente vai se vingar do mal que lhes fizemos e com certeza vai fazer nos pagar com a mesma medida o mal que lhes causamos.
16- Receosos com aquela conclusão precipitada que tiraram, sem levar em conta o histórico pessoal do irmão, trataram logo de mandar uma mensagem ao governador, nestes termos. Nota, nosso pai quando ainda vivo, deu uma ordem para que nos mais tarde te transmitisse.
17- Esta foi a mensagem da família de Jacó enviada a José governador, general do Egito, desta forma falem a José nosso irmão: Perdoa, pois o pecado cometido por teus irmãos no passado contra ti, agora é uma outra situação, reconhecemos nossos erros, e maldades cometidas contra tua pessoa no passado, todos nós éramos jovens inexperientes, arrogantes, invejosos... Mas, nos dias de hoje, depois de passar por muito sofrimento e reprovação do Deus que serviu nossos pais, nos convertemos de coração, somos servos, servimos a Deus de Israel, por isto pedimos-te perdão.
OBS: José, o governador, ficou emocionado quando lhes passaram a mensagem de seus irmão, sua família e mais uma vez chorou.
18- Mais tarde, reuniram-se seus irmãos e vieram ter com José, governador geral do Egito, e logo dobraram-se todos diante do irmão em sinal de reverencia e respeito e lhes declararam: Estamos aqui para te servir em qualquer tarefa que nos der.
19- Vendo José, servo do Deus altíssimo, no caso em que há culpa, a quem pertence à vingança?
Hebreus 10/30
30 Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
20- É verdade que vocês planejaram e me causaram muitos anos de sofrimento, por vossas maldades, mas o Deus criador, o Deus de meu pai Israel que me escolheu para esta função e hora, por seu poder e benção transformou ossos males e sofrimentos que me causaram a mim e nosso pai, em bênçãos vitórias, como podeis verificar agora. Graças a estas bênçãos, muita gente esta sendo conservada viva, pelo proveniente cuidado de Deus a quem servimos.
21- E disse mais, José para tranqüilizar sua família depois da morte de seu Pai: Não tenham medo de nenhuma punição de minha parte pelo passado de vocês, basta vocês reconhecerem e se arrependerem de seus erros e pecados de uma forma publica, pois a mim cabe da parte de Deus pelo posto que ocupo neste país, a missão de prover alimento para vocês, vossos filhos e familiares.
Com estas palavras amigas, bondosas, fraternas, conformou ou consolou o coração dos filhos de Israel, seus irmãos.
Creio ser importante o aprendizado que recebemos nesta maravilhosa lição de vida, deixa a nos humanos, pessoas sempre tão carentes de virtudes Cristãs exemplar de fé em Deus, no lar, na igreja neste mundo. Muitas vezes, cabe a nós este papel de perdoar, compreender as pessoas, consolar, esquecer o passado e viver o presente e o futuro a partir de uma situação diferente, nova, numa perspectiva de vida cristã.
Conforme tomamos conhecimento através da leitura anterior do livro dos Gênesis, nos dias de Abraão, foi revelado que fazia parte do plano de Deus que seu povo os descendentes de Abraão, Isaque, Jacó, os filhos de Israel, que era necessário que morassem por alguns anos no Egito, isto por um período de quatrocentos anos até que chegasse o tempo de conduzi-los a terra da promessa.
Gêneses 15/12-16
12 Ao pôr-do-sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram;
13 então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.
14 Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.
15 E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice.
16 Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus.
Conforme estava estabelecido na agenda Divina, haveria de se cumprir esta profecia sobre o seu povo, de entrar no Egito e isto deu-se nos dias de Jacó.
Gênesis 46/15
Partiu, pois, Israel com tudo o que possuía, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai.
2 Falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! Ele respondeu: Eis-me aqui!
3 Então, disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação.
4 Eu descerei contigo para o Egito e te farei tornar a subir, certamente. A mão de José fechará os teus olhos.
5 Então, se levantou Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram Jacó, seu pai, e seus filhinhos, e as suas mulheres nos carros que Faraó enviara para o levar.
Como lemos na passagem Gênesis 46/4-6, José fazia parte deste plano do Deus criador, na formação e conservação da vida de seu povo na Terra.
E por causa desta ligação de Abraão, por sua fé sincera com Deus, o criador, todas as nações da Terra seria alcançada pela infinita misericórdia Divina, como ocorreu com o Egito no período da grande seca em que sobre o governo de José serviu de celeiro dispensa para manter vivos, alimentados todos os povos da Terra.
22- José, filho de Jacó com Raquel sua esposa preferida, morou no Egito maior parte dos dias de sua vida, pois ainda jovem entrou como escravo, vendido por comerciantes, passado os anos de sua provação e preparo, tornou-se um nobre e grande autoridade, admirado e respeitado pelo povo do Egito e nações vizinhas que daquele país se supria de mercadorias. Todos os dias de vida, que o criador deu a José neste mundo foram cento e dez anos. Em seus dias ele levou sua família para morar com ele no Egito.
OBS: E isto aconteceu, não por vontade própria de seu pai ou de sua família, mas de Deus seu criador, que os acompanhou e ali esteve com seu povo até o dia que de lá os tirou.
23- Com este período de vida que Deus, o criador de todos os homens lhes deu, foi suficiente para ver seus netos, bisnetos, e tataranetos. Igualmente teve o prazer de pegar no colo os netos filhos de Marquir e Manasses.
24- Quando sentiu estar chegando o fim dos dias de vida que o criador , o Deus que serviu seus Pais Abraão, Isaque e Jacó, lhes tinha dado neste mundo, tratou de lembrar seus irmãos que duraram mais que ele; que as promessas de Deus, quanto ao tempo que eles, descendentes de Israel morariam no Egito ia se cumprir então o criador viria a eles para tirar daquela nação e levar ao lugar a terra que havia prometido a seu bisavô, Abraão, seu avô Isaque e seu pai Jacó.
25- Tinha José cento e dez anos, quando deixou de existir, seu corpo, sem vida, seu cadáver foi embalsamado; preparado com líquidos compostos por várias especiarias que conservavam o corpo sem se desintegrar, por longo tempo. Feito este preparo, colocaram num caixão e sepultaram no Egito, até a saída dos filhos de Israel daquele país.
Salmos 1/1-2
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Salmos 119/112
112- Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.
Salmos 119/151
151 Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade.
Salmos 119/148
142 A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.
Salmos 119/48
48 Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos.
Mateus 5/17-19
17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
Apocalipse 14/12
12 Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Deuteronômio 6/4-9
4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.
6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;
7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
1º João 2/7
7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes.
2º João 1/4
4 Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.
5 E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.
1 Corintios 3/18-23
18 Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio.
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.
20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos.
21 Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso:
22 seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso,
23 e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.
Ninguém, isso é, nenhuma pessoa se engane ou venha trair-se a si mesmo.
A frase do apóstolo cita uma das mais sublimes advertências feitas aos seres humanos da parte de Deus por meio da sua palavra.
Ao lermos a palavra de Deus de Gênesis ao apocalipse, encontramos freqüentes advertências, sobre a conduta dolosa, cuja intenção consciente é induzir ao erro, ao engano.
Começamos examinando o que diz os Salmos.
Salmos 34/12-13
12 Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem?
13 Refreiam a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente: [Isso é enganosamente]. A palavra engano tem raiz com a cultura hebraica, e como vemos significa traição e dolo.
Quando o povo de Israel desviou-se da lei de Deus seguindo a idolatria e tendo cuidado com as imagens de escultura, sobre isso lhes foi dito na palavra de Deus.
Salmos 78/57
57 Tornaram atrás e se portaram aleivosamente como seus pais; desviaram-se como um arco enganoso.
O apóstolo Paulo advertiu a igreja em Éfeso sobre o perigo e as habilidades dos que pelas falsas doutrinas induzem ao erro.
Efésios 4/14
14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Na carta do apostolo do Senhor aos Romanos encontramos uma descrição mais clara de como se comporta uma conduta dolosa, isso é consciente e enganosa.
Romanos 1/21-23
21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.
22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos. [Como vimos nessa descrição, tal conduta só serviria para transformar e reduzir o ser humano a um instrumento inútil das obras das trevas.]
Romanos 1/29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores.
Jesus apontou o coração do homem como a fonte que origina todas as cousas.
Segundo o mestre Jesus, o Filho de Deus, do coração do homem fluem os designos, ou planos com que os homens projetam e realizam suas obras, quer sejam boa, que sejam más.
Examinemos o que diz estas duas passagens bíblicas.
Marcos 7/21-23
21Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios.
22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
Provérbios 4/23
23 Sobre tudo o que se deve guardar guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24 Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Encontramos ainda no evangelho a advertência que nos aconselha a termos cuidado com nosso coração. Ele pode nos aproximar do Deus da vida ou nos afastar dele. A esse respeito lemos na palavra de Deus.
Hebreus 3/12
- Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo. Caro leitor, visto que satanás é tido como o grande arque enganador, seus seguidores são descritos nas escrituras como filho do engano. Exemplo: Elimás o Mágico.
Atos 13/10 - Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?
Neste caso da-se por certo o destino dos que se deixam enganar em seu coração e seduzir-se pela obra do engano e do enganador. Visto que na boca de Cristo nunca foi encontrado engano.
1º Pedro 2/22
22.o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; Ao examinarmos estas passagens da palavra de Deus, concluímos que o fim do engano da sedução e dos encantos das trevas por aqueles que por elas se deixa apanhar, é a condenação no lago do fogo eterno.
Apocalipse 20/10 - O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.
Neste caso o cuidado para os filhos de Deus torna-se o sentido tríplice da prevenção do espírito de Deus em que somos guardados, para a salvação por meio do nome de Jesus Cristo, o filho de Deus.
Cuidar para não nos enganarmos a nós mesmos, seguindo uma conduta guiada apenas pelo sentimento carnal dos impulsos e sentimentos do coração do humano. Pois o coração quando não está sujeito à doutrina ou vontade de Deus torna-se desesperadamente corrupto.
Jeremias 17/9-10
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Ter cuidado para nunca enganar a quem quer que seja. Nunca trair a confiança dos nossos semelhantes sejam ricos ou pobres, pequenos ou grandes, sábios ou estultos. Todos merecem serem tratados com amor verdade e justiça. O que não queremos a nós não deve desejar ao próximo, isso é aos outros.
Tito 2/7
7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,
1º Timóteo 4/1-2
1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência. Temos então que cuidar para que ninguém nos engane com ensinamentos que se choquem e se contradigam com a palavra de Deus, palavra que são regras de vida, e verdades eternas; Cristo nunca enganou ninguém, Cristo nunca se deixou enganar por ninguém; Cristo nunca enganou-se a si mesmo. Porem o mais triste e lamentável engano é aquele em que o ser humano engana-se a si mesmo seguindo o sentimento do seu coração e não se sujeitando a vontade de Deus à doutrina de Cristo, inculcando-se por sábio torna-se assim loucos diante do seu Criador.
Romanos 1/22
22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos.
Entretanto o firme fundamento de Deus permanece tendo este selo, o Senhor conhece os que lhe pertencem, e mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.
2º Timóteo 2/19.
Evangelista: José Vitor M. Lopes
E-mail: josemacarthy@yahoo.com
Fone: (51) 910 56588
01
Quem é o verdadeiro líder, do povo evangélico nos dia de hoje, e como nos dirigi e lidera?
João 14/6.
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
“Temos uma ética bíblica a nos guiar, a exemplo dos apóstolos e alunos de Jesus o grande mestre.”
1º Corintios 11/1
Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
“A nenhuma outra pessoa neste mundo podemos, eleger em nosso coração como nosso líder, nosso mestre e nosso guia.”
Mateus 23/8-10
8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
“A palavra de Deus, é que foi deixada para dirigir, determinar a conduta do povo de Deus, ainda hoje na face da terra.”
Atos 24/14-15
14 Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas,
15 tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.
“Neste mesmo principio, deve estar baseada, fundamentado, nossa conduta.”
Acreditar, viver e praticar com fé todos os pontos doutrinários que só os profetas da Antiga Aliança criam, e os apóstolos de Cristo viviam e ensinavam e confiavam.
02
OBS.: Esta fé verdadeiramente Evangélica está formada pela soma total de todas as informações doutrinárias e revelações encontradas na Bíblia o livro de Deus, que foi deixado na terra exatamente com esta finalidade, para que nunca nos apoiasse em liderança ou ensinos humanos.”
2º Timóteo 3/15-17
15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
“ O centro, o âmago de nossa fé, esta na salvação e justificação por nossa confiança em Jesus e obediência dos 10 Mandamentos.”
João 14/16
13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
Apocalipse 14/12
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
“Notemos, existe um código de princípios morais e espirituais, de autoria divina, que nos dão conhecimento dos valores fundamentais da vida, presente e futura, que foi nos deixado como herança.”
Mateus 19/17
Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
“Autoria Divina .”
Êxodo 20/1
1 Então, falou Deus todas estas palavras:
Atos 7/38
38 É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir.
03
“Com esta formação e conhecimento espiritual, quando temos que construir uma idéia nova, somos guiados aquilo que é real verdadeiro, porque esta capacidade não procede de nós, mas das informações que guardamos com nós, em nossas convicções, recebidas da palavra de Deus.”
Quando acreditamos nesta palavra, a tiremos do discurso para prática.
Hebreus 4/12-13
12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
13 E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Hebreus 5/14
14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
“Isto leva-nos como alunos da palavra de Deus liderados pela palavra de Jesus nosso único mestre compreender que, o conhecimento da Bíblia, por mais correto que seja não substitui a prática.”
Só a prática pura e simples, sem interpretações, mas acompanhada da fé em Deus, que é o grande galardoador dos que o buscam, pode exercitar nossas faculdades mentais, para discernir o que é do bem ou vem do mal.
Portanto, os sábios, não estão isentos de cumprir a palavra de Deus e obedecer a seus mandamentos, diante de seu criador, nação e família.
Confira comigo esta verdade.
Eclesiastes 12/11-13
13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.
Como vemos ninguém ficará de fora desses deveres morais e éticos, trazidos em nossa geração ainda em nossos tempos.
Romanos 2/11-13
11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
12 Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados.
04
13 Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
“Com este esclarecimento espiritual trazidos pela palavra de Deus aos filhos da fé evangélica, em Cristo Jesus, cabe-nos a tarefa de viver e lutar com dignidade e firmeza por esta causa divina.”
Filipenses 1/27-30
27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;
28 e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus.
29 Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,
30 pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.
Evangelista: José Vitor M. Lopes
E-mail: josemacarthy@yahoo.com.br
Fone: (51)910 56588
sobre o batismo evangélico de Jesus nosso Senhor, para nossa salvação evida eterna.
Qual o mandamento dado por Jesus, à seus filhos e sua Igrejana terra, que é a porta de entrada para salvação e vida eterna?
Mateus 19/16-17
16 E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, quefarei eu de bom, para alcançar a vida eterna?17 Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda osmandamentos.OBS.: O Batismo evangélico de nosso Senhor Jesus Cristo é o primeiro mandamento da nova aliança.
Marcos 16/15-18
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todacriatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer serácondenado.17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meunome, expelirão demônios; falarão novas línguas;18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, nãolhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarãocurados.
02
Mat. 28/18-20
18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridademe foi dada no céu e na terra.19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-osem nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Atos 2/38-39
38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados,e recebereis o dom do Espírito Santo.39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todosos que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus,chamar.O que representa o batismo evangélico nas águas do rio paraa formação de uma boa consciência do crente.
Romanos 6/3-11
3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados emCristo Jesus fomos batizados na sua morte?4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que,como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai,assim também andemos nós em novidade de vida.5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte,certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecadocomo escravos;037 porquanto quem morreu está justificado do pecado.8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com eleviveremos,9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, jánão morre; a morte já não tem domínio sobre ele.10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu parao pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, masvivos para Deus, em Cristo Jesus.
Atos 8/36-38
36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde haviaágua, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?37 {Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E,respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.}38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.
Mateus 3/3-6
3 Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz doque clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai assuas veredas.4 Usava João vestes de pêlos de camelo e um cinto de couro; a suaalimentação eram gafanhotos e mel silvestre.
5 Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda acircunvizinhança do Jordão;6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.04OBS.: Os sistemas de batismos em tanques, piscinas ou aspersaosnão são evangélicos, são humanos, inválidos, e vãos.Só o batismo de Jesus, transforma o homem numa novacriatura formando uma nova conduta, só o batismo de Cristo salva as pessoas da condenação eterna.Qual o resultado do batismo de Cristo, o verdadeiro batismoevangélico na vida dos verdadeiros crentes?
Gal. 3/27
27porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristovos revestistes.
Marc. 16/15-18
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todacriatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer serácondenado.17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meunome, expelirão demônios; falarão novas línguas;18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, nãolhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarãocurados.Como Jesus, o nosso pastor ensina que deve ser realizado overdadeiro batismo evangélico?
1° João 2/6
6Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.05Onde foi realizado, o batismo de nosso pastor evangélico, Jesuso filho de Deus?Como foi realizado? Num tanque batismal dentro dotemplo de Salomão? Numa piscina por aspersão, ou no rioJordão ao ar livre?
Mateus 3/13-16
13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fimde que João o batizasse.14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim,nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.16 Batizado Jesus saiu logo da água, e eis que se lhe abriram oscéus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobreele.OBS. Andar em nossa fé como Jesus Andou, significa nos batizar como ele foi batizado, nas águas do rio.Além desta forma de batismo nas águas do rio, ou no mar nãoexiste nenhum exemplo de outra forma de batismo bíblico que podemos dizer que uma pessoa fosse batizada a não ser as duasformas de batismos evangélicos.
Efésios 4/4-6
4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamadosnuma só esperança da vossa vocação;5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;066 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio detodos e está em todos.OBS: Há uma só forma de batismo valida aprovado por Deus e esteé o batismo que Jesus foi batizado.Qual deve ser a atitude da pessoa que busca a sua salvaçãoem Cristo, quando seu batismo é incompleto?
Atos 19/1-6
1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali algunsdiscípulos,2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quandocrestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmoouvimos que existe o Espírito Santo.3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados?Responderam: No batismo de João.4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento,dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber,em Jesus.6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio detodos e está em todos.OBS: Há uma só forma de batismo valida aprovado por Deus e esteé o batismo que Jesus foi batizado.Qual deve ser a atitude da pessoa que busca a sua salvaçãoem Cristo, quando seu batismo é incompleto?
Atos 19/1-6
1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali algunsdiscípulos,072 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quandocrestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmoouvimos que existe o Espírito Santo.3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados?Responderam: No batismo de João.4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento,dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber,em Jesus.5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; etanto falavam em línguas como profetizavam.
OBS.:
Solicitar na Igreja Evangélica,em que a pessoa é membroefetivo, o complemento das partes que esta faltando em seu batismo.O que representa o batismo evangélico e qual a sua origem,onde teve seu inicio?
1° Pedro 3/18-21
18 Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne,mas vivificado no espírito,19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,20 os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando alonganimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos,através da água,